Entenda por que diversas empresas focam na eficiência de sua gestão energética.

 

A todo momento procuramos formas mais eficientes de nos adaptar ao acelerado ritmo dos negócios. Procuramos maneiras de economizar tempo e, principalmente, de economizar dinheiro.

Sabemos que os custos com energia elétrica representam um dos maiores gastos dentro de uma empresa e, por isso, foram desenvolvidas estratégias para tornar a gestão desse recurso mais eficiente.

Quando falamos sobre Gestão de Energia Eficiente, o foco está em reduzir os custos com energia elétrica sem que isso comprometa o funcionamento do seu negócio.

Ou seja, usar de forma inteligente a energia que abastece sua empresa, estimulando um consumo consciente e economizando na sua fatura.

Se voc√™ se interessa pelo tema, continue a leitura que falaremos mais sobre a import√Ęncia de adotar um sistema eficiente para a sua empresa.

 

Como fazer a gestão e quais são os benefícios dessa ação para seu negócio?

Dependendo do seu perfil de consumo, haver√° m√©todos mais eficientes que outros para adaptar seu espa√ßo, que podem variar de ajustes estruturais, adequa√ß√£o de equipamentos ou a aplica√ß√£o de a√ß√Ķes mais sustent√°veis.

O principal objetivo, em palavras simples, √© conseguir produzir o mesmo, com menos. √Č um caminho que trata n√£o somente do bolso do consumidor, mas tamb√©m de um ambiente que trabalhe com sustentabilidade.

Essa movimenta√ß√£o em prol de um sistema mais econ√īmico promove o uso racional dos insumos energ√©ticos e impulsiona uma produ√ß√£o mais eficaz.

>> Descubra aqui os benefícios de realizar projetos de Eficiência Energética.

Dia_Mundial_Eficiencia_Energetica__Eficiencia_Energetica_para_Pymes_1090x560px

 

Por que é importante monitorar o consumo de energia?

Para conseguir adequar seus espaços, é importante que você monitore seu consumo de energia, seguindo um padrão de análise, para entender onde estão os pontos de ineficiência.

Quando voc√™ realiza esse monitoramento periodicamente, fica mais f√°cil identificar o melhor tipo de estrat√©gia para seu neg√≥cio, permitindo decis√Ķes mais seguras de efici√™ncia energ√©tica e redu√ß√£o de custos.

Não sabe por onde começar? Fique ligado e confira as próximas dicas da Comerc Energia!

Pensando no melhor mecanismo de análise e adequação, as gestoras especializadas no ramo, como a Comerc, desenvolveram técnicas que servem de guia para o processo de análise.

Ciclo-PCDA-gestao-eficiente

CICLO PCDA

Pelo nome pode parecer complicado, mas essa sigla em inglês compreende os quatro principais passos para uma boa gestão energética.

Plan, Do, Check, Act. Essas quatro palavras representam as etapas da gestão energética da sua empresa. Você começará montando um planejamento com os seus objetivos e o que será necessário fazer para alcançá-los, de acordo com seu perfil de consumo.

Feito isso, voc√™ estar√° pronto para colocar em pr√°tica as estrat√©gias escolhidas, lembrando sempre de testar as oportunidades de economia encontradas. Nesse momento, √© importante que voc√™ registre os resultados obtidos, para tornar poss√≠vel as adapta√ß√Ķes e aprimoramentos.

Quando a nova log√≠stica de funcionamento estiver em andamento, voc√™ entrar√° na fase de observa√ß√£o e checagem. Organize os per√≠odos para que nessa etapa voc√™ possa mapear os pontos positivos e negativos e fazer anota√ß√Ķes para o pr√≥ximo passo.

Finalizando a etapa anterior, chega o momento de corrigir o que foi encontrado e impulsionar o sistema adotado, para assim garantir um fluxo cada vez melhor de produção e consumo.

Sistema de gest√£o de energia (SGE)

Para garantir apoio estrat√©gico e seguran√ßa no momento de investir em efici√™ncia energ√©tica, algumas empresas recorrem ao certificado da ISO 50001 (International Organization for Standardization), que estabelece par√Ęmetros de abastecimento e consumo de energia.

Essa norma internacional re√ļne as principais estrat√©gias de controle para aplicar o Sistema de Gest√£o de Energia (SGE), que tem como finalidade otimizar o sistema operacional de efici√™ncia energ√©tica, usando a energia el√©trica de forma consciente e reduzindo o impacto ambiental.

Estar atrelado a esse certificado não é uma obrigação das empresas para a adesão dessas práticas. Qualquer estabelecimento pode começar a aperfeiçoar seu sistema de acordo com os pontos de atenção encontrados.

Estes dois pilares ajudam as organiza√ß√Ķes a alcan√ßarem uma gest√£o de energia eficiente com mais praticidade, com um bom monitoramento e de forma fluida dentro do seu neg√≥cio.

Junte isso √†s boas a√ß√Ķes cotidianas e √† conscientiza√ß√£o dos funcion√°rios da sua empresa, e a efici√™ncia energ√©tica se tornar√° uma experi√™ncia natural que far√° uma grande diferen√ßa!

Consegue imaginar economizar dinheiro, reduzir a demanda de energia, garantir o pleno funcionamento das opera√ß√Ķes internas e ainda trabalhar com sustentabilidade?

Sim, isso √© poss√≠vel! Fique atento ao funcionamento do seu espa√ßo e busque usar sua estrutura e din√Ęmica de trabalho a seu favor. Este projeto de impulsionamento pode contar com o apoio de empresas especializadas no assunto!

>> Saiba mais sobre práticas para reduzir custos com energia. Ouça agora!

 

 

Como a Comerc Energia pode colaborar com a gestão de energia do seu negócio?

Estamos sempre em busca das melhores solu√ß√Ķes para seu neg√≥cio, e foi pensando em economia e sustentabilidade que desenvolvemos setores respons√°veis em colaborar com o impulsionamento da gest√£o energ√©tica das empresas.

A Comerc Gestão, Nexway Eficiência e o APP PowerView, formam uma forte dupla quando se trata de monitoramento de energia e gestão eficiente.

Você pode iniciar seu projeto de eficiência energética agora mesmo, sem precisar investir seus próprios recursos, pagando mensalmente com uma parte da economia.

>> Ou√ßa nossos especialistas da Nexway falando sobre Efici√™ncia Energ√©tica no Comercast!

 

 

Quer saber mais sobre nossas solu√ß√Ķes? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formul√°rio abaixo e descubra como a Comerc Energia poder√° ajud√°-lo. Nossa equipe est√° pronta para orientar e guiar voc√™ no melhor e mais econ√īmico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável