Benefícios que a Eficiência Energética pode gerar ao seu negócio

Saiba como a Eficiência Energética pode ajudar a sua empresa evoluir de maneira inteligente. 

 

Vem se tornando cada vez mais importante saber como desenvolver seu negócio de maneira eficiente sem que isso afete a produção, rendimento e até mesmo a dinâmica do seu espaço.

Pensando nisso, nos aproximamos de um tema interessante e que vem rendendo discussões sobre o aprimoramento de fábricas e empresas. Quando se trata de energia elétrica pensamos em como isso impacta nosso bolso e o meio ambiente.

Mas afinal, o que é Eficiência Energética e qual a sua importância nos dias de hoje? Nesse texto explicaremos sobre os benefícios dessas medidas para o seu negócio.


Eficiência Energética

Considerar o uso racional da energia pensando em uma distribuição eficaz, é pensar em Eficiência Energética. Uma boa relação entre a quantidade de energia disponível para o desempenho e o que de fato é utilizado para a realização do trabalho reflete diretamente na gestão do seu negócio.

Leia também: Soluções para reduzir custos com energia na sua empresa: Mercado Livre e Eficiência Energética

Faz parte desse processo potencializar de forma consciente o uso dos recursos naturais, pesquisar por fontes de energia limpa e adequar seu espaço com ferramentas eficientes.

selo-eficiencia-energetica-Comerc

Com a criação de alguns projetos de apoio ao crescimento econômico e sustentável, podemos citar o selo Procel, criado pela Eletrobras e que tornou possível avaliar a eficiência dos equipamentos adquiridos.

Também é possível contar com programas que acompanham o uso da energia elétrica em seus variados campos, com o objetivo claro de conscientizar os usuários a importância ambiental e financeira de rever a capacidade de distribuição da sua empresa, como o Programa de Eficiência Energética (PEE) e a ANEEL.

Os benefícios incluídos nessa estratégia de consumo, falam principalmente sobre economia, sustentabilidade, melhorias na operação do seu negócio e previsibilidade de suas despesas.


Como diminuir o consumo de energia com eficiência energética

Investir no desenvolvimento de sua empresa inclui pensar em maneiras de controlar os gastos e alcançar as metas, sem diminuir a produção ou o bem-estar das pessoas que trabalham naquele espaço.

Distribuindo de maneira inteligente a energia que chega até você, com bons equipamentos, modernos, regulados e que façam parte do grupo de produtos eficientes pelo selo do Inmetro, você estará no caminho certo para se tornar um empresa energeticamente eficiente.

Nesse caso, toda a rede de eletrônicos ligados à uma fonte, executará o trabalho consumindo menos energia, não sobrecarregando o sistema e sem causar desperdícios.

Leia também: Eficiência energética: saiba o custo de não fazer

Adotar um plano de eficiência energética pode garantir, ainda, um bom controle das despesas e você poderá enxergar onde se concentra o maior consumo da sua empresa.

Essa previsão de gastos, quando colocada no orçamento, permitirá um melhor planejamento de investimentos e um conhecimento das variáveis que impactam o consumo de energia do seu negócio.

Como resultado, você provavelmente não só terá uma melhor previsibilidade, como uma importante redução na sua fatura mensal de energia.


Gestão sustentável

Ao mesmo tempo que é possível diminuir o valor da sua fatura, essas mudanças interferem de maneira positiva na geração de energia, diminuindo o intenso uso dos recursos naturais, além de auxiliar na diminuição da emissão de CO2, por exemplo.

É um caminho que estimula mudanças ainda mais efetivas, como a procura por fontes de energia limpa e menos agressivas, que já é um movimento comum dentro do Mercado Livre.

Colocar em prática essas medidas, tornou a busca por eficiência energética mais um recurso em prol do desenvolvimento sustentável.

 

 

Temos vasta experiência no mercado de energia e podemos oferecer consultoria e suporte para ajudá-lo a se beneficiar de todas as vantagens que esse segmento tem a oferecer para você ou para o seu negócio.

 

Como alcançar a eficiência energética?

Entender o conceito sobre eficiência energética é simples, mas muitas empresas acabam tendo dificuldade em adaptar o espaço de forma que não afete sua produtividade.

Com a ajuda da Nexway e atentos à demanda ainda crescente de soluções sustentáveis, trazemos algumas dicas de como alcançar a eficiência necessária para obter os benefícios envolvidos.

Leia também: Descubra as vantagens de tornar a sua empresa mais econômica e sustentável

Atenção aos equipamentos

É importante que você se atente aos equipamentos que fazem parte da sua rede. Aparelhos antigos ou defeituosos podem puxar energia além do necessário para executarem a ação, causando um grande desperdício energético.

É um ótimo momento para rever suas instalações e procurar por itens mais modernos e econômicos, além de considerar estratégias estruturais como por exemplo, adotar subestações, regular os compressores de ar e refrigeradores.

Otimizar a iluminação substituindo lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, substituir motores ineficientes, implementar um sistema de gerenciamento de energia são alguns exemplos de possíveis ações para alcançar eficiência energética e reduzir o valor da sua conta de luz.


Mudanças estruturais

A disposição dos equipamentos deve ser estudada para que o ambiente proporcione condições confortáveis de trabalho com menor consumo de energia.

Uma arquitetura que visa a eficiência energética, terá como principal objetivo adequar áreas que precisam de fontes de energia elétrica para iluminação, climatização e funcionamento de máquinas.

Essa adequação se dá pelo melhor aproveitamento das fontes naturais do dia, como a luz do sol, calor e ventilação, por exemplo.

São diversos pontos que podem ser avaliados para o seu negócio se tornar cada vez mais eficiente.


Onde fazer as mudanças?

Avalie a cor predominante nos ambientes e opte sempre que possível por cores claras, pois absorvem menos calor e refletem de maneira apropriada a luz do sol.

Espaços em conceito aberto tendem a melhorar a circulação do ar e a disposição das pessoas que ali trabalham. Isso evita que a temperatura do ambiente se eleve, diminuindo a necessidade de climatizadores.

A instalação de sensores de presença pode ser um bom caminho para evitar que as luzes fiquem acesas sem necessidade em ambientes onde a presença é reduzida a momentos específicos.

Investir em janelas maiores e claraboias que permitam a entrada de mais luz natural, com vidros duplos que ajudam a diminuir a troca de calor com o ambiente externo também são boas mudanças estruturais.

Invista em Manutenção Preventiva de motores. Isso pode evitar um grande gasto energético e aplicações de multas, considerando que grandes máquinas precisam de uma quantidade considerável de energia para executar suas funções.


Eficiência dentro do mercado de energia

Se você se interessou pelo tema e gostaria de investir na transição energética da sua empresa, a Nexway pode te apresentar as melhores soluções.

Um diagnóstico energético feito por especialistas é peça fundamental para alcançar um projeto de eficiência energética e quem pode lhe auxiliar com este tema é a equipe da Nexway, que traz ótimas soluções para seus investimentos.

Somando isso à boas ações no dia a dia e a conscientização das pessoas que trabalham na sua empresa, a eficiência energética se tornará uma vivência natural que trará mudanças significativas para o seu negócio.

 

Para conversar com os nossos especialistas, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato em breve:

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável