Entenda por que ser um cliente do mercado livre de energia pode facilitar a gestão de energia do seu negócio.

 

Quando seu empreendimento passa por crescimento e mudan√ßas, alguns pontos pedem aten√ß√£o no momento de se investir em novas opera√ß√Ķes.

A gest√£o de energia e a redu√ß√£o dos custos entram na pauta de desenvolvimento do neg√≥cio, e a procura por solu√ß√Ķes dentro do setor el√©trico cresce consideravelmente.

Dentro desse movimento cada vez mais recorrente, √© poss√≠vel identificar um grande interesse por solu√ß√Ķes sustent√°veis, com menos impacto e com mais flexibilidade.

Por isso, a migra√ß√£o para o mercado livre de energia tem aparecido como resultado das pesquisas daqueles que buscam um bom monitoramento das unidades de uma ind√ļstria.

 

O gradual movimento de abertura do Mercado Livre de Energia

O espa√ßo, que antes era destinado para grandes empresas, vem ganhando for√ßa dentro do mercado brasileiro de energia, e fortalecendo as negocia√ß√Ķes entre os agentes.

Estamos falando do Mercado Livre de Energia, conhecido também por Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Acompanhando a alta demanda de novos investidores e clientes, o movimento de abertura do ACL pretende ajustar as condi√ß√Ķes para que diferentes tipos de empresas possam aderir e se beneficiar com as vantagens do mercado.

O que está em pauta atualmente é a aprovação do PL 414/2021, onde espera-se que todos os consumidores de energia, independentemente do volume de consumo, tenham acesso ao ACL e possam negociar livremente preços, períodos e ferramentas contratuais do seu suprimento energético.

Saiba mais sobre o Projeto de Lei 414/2021 com a Comerc Energia aqui.

O processo está em andamento, mas é promissor para o futuro do setor elétrico brasileiro, pois além das boas possibilidades de negócio, o ambiente é impulsionador do uso de fontes de energia renováveis.

Isso mostra que h√° interesse, tanto do governo como das empresas, em aderir ao novo modelo de fornecimento e distribui√ß√£o, que oferece a perspectiva de o consumidor buscar melhores condi√ß√Ķes de compra e venda de energia el√©trica, permitindo negociar condi√ß√Ķes do contrato de acordo com sua necessidade.

>> Leia também sobre a Abertura do Mercado de Energia

O que podemos entender por Mercado Livre X Mercado Cativo de Energia?

√Č sempre v√°lido relembrar as principais diferen√ßas entre os dois mercados, a fim de tornar mais evidente os benef√≠cios que far√£o parte da migra√ß√£o para o ACL. De forma geral, a diferen√ßa entre esses dois ambientes est√° no tipo de negocia√ß√£o envolvida no contrato.

No mercado cativo (Ambiente de Comercialização Regulada - ACR), os clientes são obrigados a contratar energia elétrica diretamente das concessionárias da região e seguir os valores estabelecidos por ela.

Já no mercado livre (Ambiente de Comercialização Livre - ACL) o contrato é bilateral, ou seja, os montantes, preços e os prazos são negociados diretamente entre o gerador e o comprador.

Portanto, podemos dizer que as contrata√ß√Ķes no ACL s√£o amplas e diversificadas, se adequando ao perfil de consumo do cliente e ao tipo de investimento que ele pretende fazer.

Mercado_de_Energia_Comerc

Vantagens do ACL dentro do setor de energia

Em busca de melhores condi√ß√Ķes para a gest√£o da energia el√©trica dos empreendimentos, a migra√ß√£o para o ACL √© cada vez mais frequente e a lista de vantagens √© cada vez maior.

Os principais benefícios ao se tornar um consumidor do mercado livre envolvem o custo, a qualidade, a previsibilidade de custos, e a flexibilidade de negociação.

 

  • Previsibilidade econ√īmica

Um dos pontos que mais chama atenção dos consumidores é a de poder trabalhar com previsibilidade dos preços que serão pagos durante toda a vigência do contrato, uma vez que os contratos fixam os preços de cada ano contratado, incidindo apenas a correção inflacionária de cada período.

Essa seguran√ßa garante que o valor cobrado n√£o seja influenciado por tarifas e decis√Ķes governamentais ou setoriais, por exemplo, diante de cen√°rios mais ou menos favor√°veis de gera√ß√£o, como a recente crise h√≠drica.

 

  • Melhores pre√ßos

Com a flexibilidade de negociação e com menos burocracia para se tornar um gerador ou consumidor do ACL, a competitividade dentro do mercado é alta e isso gera um movimento positivo na oferta de energia.

A concorrência entre geradoras e comercializadores, principalmente por aqueles clientes que estão migrando do ACR, induz a redução dos preços, beneficiando o bolso dos consumidores livres.

 

  • Redu√ß√£o de custos

Dentro do mercado livre, √© poss√≠vel pesquisar pelos melhores fornecedores, seja pelo pre√ßo, seja pelas condi√ß√Ķes oferecidas. Para tornar essa escolha mais assertiva, √© importante haver const√Ęncia no monitoramento das movimenta√ß√Ķes do mercado para analisar as vari√°veis.

√Č poss√≠vel, portanto, atrelar qualidade na contrata√ß√£o, e economiza significativa no custo com energia do seu neg√≥cio. Isso, claro, se voc√™ tiver uma boa gest√£o dentro do mercado.

O percentual de redução varia de acordo com o contrato firmado e o momento de mercado, e a otimização do produto escolhido, como por exemplo, o tipo de energia que ofereça a maior economia possível.

 

  • Adequa√ß√£o do volume de energia

A possibilidade de adequação do volume de energia a ser contratado faz diferença no momento de fechar a conta de luz do seu empreendimento.

Muitas empresas já possuem pré-estabelecidos os períodos de maior e menor consumo, tornando possível uma distribuição do volume total de energia contratado.

Essa adequação influencia positivamente seu resultado no mercado, sua gestão, reduzindo ou eliminando os excedente ou exposição de energia mensalmente, o que implicaria na compra ou venda dessa diferença no mercado de curto prazo (MCP) ao valor do PLD, o que reduz a previsibilidade dos seus resultados.

>> Saiba mais sobre o Mercado de Curto Prazo (MCP) aqui.

 

  • Sustentabilidade

Para as empresas que se preocupam com o impacto ambiental e buscam trabalhar com responsabilidade, o mercado livre é um ótimo ambiente para investir e impulsionar o uso de fontes renováveis e incentivadas.

Essa vantagem se destaca atualmente, considerando que muitas empresas hoje querem crescer economicamente, reduzir as emiss√Ķes de gases de efeito estufa, e, construir uma imagem positiva para o p√ļblico.

O uso de fontes renov√°veis ainda √© opcional, para a maioria dos clientes, e os valores costumam ser mais altos que as fontes convencionais. Por√©m, as empresas que escolherem o caminho mais sustent√°vel podem garantir diversos descontos nas tarifas de distribui√ß√£o e transmiss√£o, tornando esse cen√°rio o mais vi√°vel e econ√īmico, al√©m das demais vantagens.

A sociedade, como um todo, vem compreendendo a import√Ęncia de um consumo e uma produ√ß√£o mais sustent√°vel, o que leva os setores a se adaptarem e incentivarem essa pr√°tica.

 As fontes de energia sustent√°vel tendem a ganhar cada vez mais espa√ßo ao redor do mundo e, por isso, vale ficar atento aos movimentos do mercado.

>> No nosso Comercast, também falamos sobre isso. Ouça agora!

 

Como migrar para o Mercado Livre de Energia?

Se esse modelo de consumo de energia te interessou, saiba que é possível fazer a migração para o mercado livre de energia, de forma simples e com segurança.

O processo todo de migração leva cerca de 6 meses para ser efetivado, e você deve se certificar de alguns detalhes para ser elegível ao mercado.

Os primeiros passos para regularizar sua empresa é analisar os requisitos mínimos para migração, para verificar se seu negócio é elegível para aderir ao ACL. Depois, junto ao seu gestor de energia, elaborar a estratégias de contratação, e buscar a melhor proposta.

Feito isso, voc√™ dever√° avisar sua distribuidora que n√£o renovar√° o contrato de energia, mantendo apenas o contrato de distribui√ß√£o. Esse processo √© chamado de ‚Äúden√ļncia‚ÄĚ e dar√° in√≠cio √† parte burocr√°tica da migra√ß√£o.

Se tudo correr como o planejado, o pr√≥ximo passo √© aderir √† C√Ęmara de Comercializa√ß√£o de Energia El√©trica (CCEE).

Voc√™ se tornar√° um agente, e passar√° a ter algumas obriga√ß√Ķes diferenciadas dentro do mercado. Por isso, √© t√£o importante ter uma gestora de energia com conhecimento de mercado, para auxili√°-lo a facilitar todo esse procedimento.

>> Para se aprofundar mais no assunto, ouça também o nosso Comercast sobre Migração para o Mercado Livre de Energia.

 

Como a Comerc Energia pode ajudar a sua empresa a economizar?

E a√≠? Voc√™ leu, mas n√£o sabe por onde come√ßar? √Č por isso que n√≥s, da Comerc, nos especializamos na gest√£o de energia e podemos te auxiliar em todo o processo.

Para o cliente que est√° saindo do mercado cativo, √© importante chegar no ACL com um acompanhamento adequado, para que n√£o haja a√ß√Ķes divergentes dentre as v√°rias etapas e prazos do mercado livre.

Por isso, contar com uma assessoria especializada é essencial para uma migração segura e tranquila.

Para voc√™ se sentir cada vez mais confort√°vel com a ideia, a Comerc desenvolveu o APP PowerView, para voc√™ acompanhar as informa√ß√Ķes, de forma clara e r√°pida, sobre a sua empresa e o mercado de energia.

N√£o fique de fora! Com nossa equipe, voc√™ tomar√° as melhores decis√Ķes e otimizar√° seus resultados.

 

Quer saber mais sobre nossas solu√ß√Ķes? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formul√°rio abaixo e descubra como a Comerc Energia poder√° ajud√°-lo. Nossa equipe est√° pronta para orientar e guiar voc√™ no melhor e mais econ√īmico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável