Zordon Telemetria

A telemetria é uma solução de rápida implementação e custo baixo que permite fazer um ótimo gerenciamento do fornecimento da energia, consumo, anomalias, entre outros. Saiba mais.


O uso de dados para guiar decisões de negócio vem sendo um padrão de sucesso implementado no mundo corporativo.

Hoje vamos falar sobre a telemetria de energia, uma tecnologia custo baixo que permite fazer um ótimo gerenciamento do fornecimento da energia e trazer soluções rápidas em casos de anomalias.


A Telemetria de energia

É uma inteligência que tem como função fazer o monitoramento correto do consumo de energia em diferentes ambientes e realizar medições precisas da energia elétrica de forma remota.

Além de poder ser aplicada em diferentes ambientes, como indústrias, empresas, instalações comerciais e até mesmo residências, a telemetria tem instalação rápida, custo baixo para implantação e manutenção, e ainda proporciona muitos benefícios, tais como:

  • Eficiência operacional, já que qualifica e amplifica a performance de equipamentos
  • Melhor acompanhamento dos sistemas em áreas remotas, onde o acesso é mais difícil, como fazendas de energia solar ou eólica
  • Diminui a necessidade de mão de obra e manipulação dos aparelhos para checagem
  • Reduz falhas
  • Agilidade para adequação de contratação de energia


Veja alguns exemplos de como a telemetria pode otimizar as decisões de negócio de um consumidor do Mercado Livre

  • Monitoramento de energia: permite verificar e monitorar dados sobre corrente, fator de potência, energia ativa e reativa, tensão e consumo diário, mensal e anual. Com isso, permite comparar performance entre equipamentos, verificar resultados de projetos de eficiência energética, encontrar oportunidades de redução de custos e otimização da energia

  • Contratação adequada de energia: o monitoramento preciso do consumo impacta diretamente na contratação adequada de energia, evitando multas por ultrapassagem de consumo ou contratação errada de demanda

  • Correção ágil de anomalias: criação de controles automáticos e disparo de alertas em casos de anomalias diretamente no celular em casos de ultrapassagem de demanda, energia reativa excedente, consumo superior ao esperado no horário de ponta, etc, permitindo identificar e solucionar problemas de forma rápido

  • Automação de Cargas: controle com foco em evitar falha em equipamentos e otimização de cargas para programar horário de funcionamento

  • Submedições e rateio: medição real da energia em cada unidade, automação e cobrança individualizada de energia

>> Veja mais: 5 diferenças entre o mercado livre de energia e o mercado cativo


Internet das Coisas (IoT) - Entenda como a telemetria é realizada

Como mencionado acima, além de permitir o controle e monitoramento preciso da energia, a telemetria permite a visualização remota e o acompanhamento online das mudanças de status dos pontos de energia monitorados.

Isso ocorre por conta da tecnologia da Internet das Coisas.

A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia que possibilita que dispositivos eletrônicos consigam se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio.

Um exemplo muito presente no dia a dia da maioria dos brasileiros são os relógios inteligentes (smartwatch) que, conectados ao smartphone via IoT, tornam-se extremamente práticos, otimizando e ampliando as funções do celular.

No caso da telemetria para consumidores do mercado livre, para que o sistema funcione, basta que os equipamentos elétricos estejam conectados à internet.

A IoT permite o acompanhamento à distância de equipamentos de medição de energia, possibilitando o acesso instantâneo às informações sem necessidade de deslocamento e permitindo intervenção rápida quando necessário.
Page 5


Plataforma Zordon

O Zordon é uma plataforma que faz o uso de inteligência artificial para analisar dados da telemetria de energia por painéis gerenciáveis em 2 segmentos:

Fronteira/ Ambiente de Contratação Livre (ACL): a partir coleta dos dados de energia da empresa como um todo, permite a gestão de contratos e emissão de balanços e demonstrativos de forma simples e transparente

Setorizada: medição com objetivo de fazer a gestão do consumo de energia ou outras grandezas de setores e máquinas dentro de uma empresa

Além de facilitar o acompanhamento do consumo, a plataforma envia alertas sobre desvios e anomalias, permite a definição de alarmes em tempo real, assim como possibilita ao usuário gerar relatórios e exportar informações.

Veja mais: Conheça o dia a dia do consumidor livre de energia

Page 6

Conheça as funcionalidades da Plataforma Zordon

  • Rateio de dados de consumo por setor e dispositivo
  • Dashboards dinâmicos e 100% web
  • Alarmes configuráveis
  • Detecção de anomalias e de padrões de consumo
  • Emissão de relatórios automáticos
  • Automação das rotinas de backoffice
  • Insights para operações de diversos segmentos

Avalie a telemetria para a sua empresa

O grupo Comerc Energia tem como objetivo criar soluções inovadoras e disruptivas para os clientes do mercado livre, utilizando tecnologia e metodologia de ponta.

>> Conheça: APP PowerView: informações do setor elétrico na palma da sua mão

 

Quer consultar como implementar a telemetria na sua empresa e fazer uma gestão precisa de sua energia? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

 

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável