Traremos, nesse texto, boas solu√ß√Ķes para economizar dinheiro com energia el√©trica, em grandes empreendimentos.

A busca por solu√ß√Ķes econ√īmicas de gest√£o de energia j√° √© bem comum entre grandes empreendedores, que precisam encontrar formas inteligentes de distribuir o volume contratado.

Se em nossas residências já encontramos obstáculos para estruturar o ambiente com eficiência energética, imagine então a logística necessária para adaptar grandes espaços e administrar diferentes contas.

A rede de shoppings centers se tornou um setor que investe muito em tecnologia em fun√ß√£o destas adapta√ß√Ķes estruturais e de log√≠stica para economizar nos custos com energia, sempre analisando onde est√£o os maiores e menores pontos de consumo.

Uma ferramenta de análise que ajuda neste processo é a Auditoria Energética. Você sabe em que consiste essa prática?

Traremos neste texto as estratégias utilizadas na análise e como ela ajuda a otimizar o consumo e economizar energia em grandes estabelecimentos. Continue a leitura para saber mais!

286324080_544573937203760_5145146487979960072_n

 

O que pode afetar os custos com energia em Shoppings Centers?

Dentro dos shoppings e de grandes estabelecimentos de venda, h√° diferentes √°reas em atividade que estabelecem diferentes consumos de energia.

Se neste contexto não houver um bom controle da operação do negócio, o resultado será de uma extrema dificuldade em tornar os processos e a utilização dos equipamentos mais sustentáveis.

O primeiro ponto para começar a gerir de forma eficiente, é entender que as faturas de energia elétrica obedecem ao perfil de consumo e por isso, podem ser manipuladas de acordo com o comportamento definido.

Também é importante determinar o que afeta sua fatura e qual o peso de cada ponto no quadro geral.

Normalmente, o aumento do custo com energia elétrica dentro dos shoppings é resultado de maquinários obsoletos, baixo fator potência, demanda contratada fora do perfil de consumo e alto consumo sem necessidade.

Equipamentos ultrapassados acabam consumindo mais energia e sobrecarregando o sistema. Por isso devem ser substituídos por itens mais modernos, que consumam apenas o necessário, sem desperdícios e de forma eficiente.

Contratos de energia que não correspondem ao perfil de consumo também podem atrapalhar o fechamento mensal de consumo, já que sempre haverá diferença entre o que foi acordado e o que foi consumido. Deve-se ajustar a demanda e o contrato para que seja possível maximizar a economia mensal de consumo e de custos.

 

>> Saiba mais sobre os benefícios de adequar os equipamentos do seu negócio. Leia agora!

 

Boas estratégias para reduzir os custos com energia

Voc√™ j√° parou pra pensar quais a√ß√Ķes podem influenciar diretamente no custo com energia? Apagar as luzes de espa√ßos n√£o utilizados e criar um programa de conscientiza√ß√£o de consumo para os colaboradores, com certeza s√£o boas pr√°ticas para iniciar a implementa√ß√£o do conceito, e ajudar a reduzir os custos.

Porém, pensando em grandes estabelecimentos, é necessário que se tenha outros pilares de economia mais expressivos.

Nesse caso, é interessante estudar a possibilidade de se tornar um cliente do mercado livre de energia. Isso tornará muito mais fácil qualquer negociação ou adaptação, considerando que esse mercado é flexível e vantajoso para grandes empresas.

A migração para o ACL (Ambiente de Comercialização Livre) permite que o empreendedor escolha seu fornecedor, de acordo com a fonte (podendo optar por fontes limpas) e com a demanda, de forma que os contratos se tornam mais fiéis ao perfil de consumo do shopping em questão e podem trazer grandes economias na fatura final.

H√° outras a√ß√Ķes que n√£o dependem da migra√ß√£o para o ACL, mas focam na adapta√ß√£o do espa√ßo. Entre elas, podemos citar:

  • o aproveitamento da luz natural para ilumina√ß√£o;
  • sensores de luz em espa√ßos onde a presen√ßa n√£o √© constante;
  • adequa√ß√£o dos equipamentos antigos, por outros mais modernos;
  • automa√ß√£o do ar-condicionado, de maneira que haja um controle da temperatura de forma autom√°tica;
  • uso de l√Ęmpadas de LED;

 

Essas s√£o apenas algumas op√ß√Ķes de pr√°ticas de efici√™ncia energ√©tica que favorecem o consumo consciente de energia e ajudam a reduzir os custos.

O time da Nexway Eficiência entende tudo sobre o tema e pode trazer muitas estratégias diferentes para se trabalhar com eficiência energética.

√Č importante que seja colocada em pr√°tica a Auditoria Energ√©tica para identificar quais a√ß√Ķes fazem mais sentido para determinados ambientes. Por isso, mantenha o monitoramento da energia atualizado, para formar uma boa base de dados e tornar os ajustes ainda mais precisos.

Pensando nisso, a Comerc desenvolveu ferramentas para medi√ß√£o e comunica√ß√£o de informa√ß√Ķes que identificam oportunidades de economia. √Č o caso da Zordon e do nosso app PowerView.

>> Conheça todas as vantagens do nosso aplicativo aqui

 

App PowerView

 

Ouça agora nossos especialistas falando no Comercast, sobre as melhores estratégias de economia para os varejistas:

 

Precisa de ajuda para garantir a eficiência dos dados de energia?


A possibilidade de redução de custos é um dos principais motivos para a procura crescente de sistemas capazes de melhorar a gestão do recurso.

A migração do mercado cativo para o mercado livre, somada a uma boa estratégia de contratação, e uma gestão assertiva de energia, geram aos nossos clientes resultados expressivas de redução dos custos com energia elétrica.

Implementando a√ß√Ķes de energia eficiente nesse contexto, podemos impulsionar a redu√ß√£o e chegar a um valor muito mais vi√°vel de opera√ß√£o e gerenciamento.

Para saber mais sobre os serviços da Comerc Energia, entre em contato e saiba como podemos ajudar seu negócio com uma auditoria energética rápida e eficiente.

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável