Fonte: Estudos Comerc, ONS e CCEE

Fonte: Estudos Comerc, ONS e CCEE

De 2009 a 2011, o valor do PLD reduzido ocorreu devido à alta ENA. Entretanto, o oposto se deu em 2013 e 2014, fazendo com que o PLD atingisse o teto. Este comportamento foi observado em todos os submercados. De acordo com o meteorologista da Comerc Energia, Anderlan Siqueira, a principal diferença foi a forma como o El Niño se apresentou.

São dois tipos de El Niño: o Canônico e o Modoki. O primeiro é caracterizado pela anomalia positiva da temperatura do pacífico centro-equatorial em toda a extensão do oceano Pacífico. O segundo caracteriza-se pela presença de uma cunha de água ligeiramente mais fria próxima à América do Sul. Desta forma, os impactos na distribuição e na intensidade da precipitação são distintos entre os tipos de El Niño.

Na figura abaixo é possível ver o principal impacto de cada tipo de El Niño:

Fonte: GPCC e PSD/ESRL/NOAA

Fonte: GPCC e PSD/ESRL/NOAA

Em 2009-2010, o El Niño foi o canônico, exibindo uma cor azulada escura na região do Sudeste, o que indica chuvas acima ou em torno da média climática. Em 2013-2014, com o El Niño Modoki, percebe-se uma cor bastante avermelhada na mesma região, indicando chuvas bem abaixo da média climática.

Outro fator que agravou a situação: 2013 foi ano de La Niña, reduzindo as chuvas na região Sudeste. A sequência de uma La Niña com um El niño Modoki derrubou o nível de chuvas, que ficaram abaixo da média nas principais bacias do Sudeste e do Centro-Oeste.

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável