Preço à vista aumentou de 5% a 30 % para a 3ª semana de julho 

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), utilizado como referência para a contratação de energia no mercado livre, aumentou em todos os submercados do país. A alta foi de 5% no Sul e no Sudeste/Centro-Oeste, onde o preço à vista atingiu R$ 86,22/MWh. No Nordeste, houve aumento de 14% e, no Norte, de 30%. Em ambos, o PLD chegou a R$ 108,91/MWh.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) reduziu a perspectiva de Energia Natural Afluente (ENA) acumulada para o fim de julho, o que pode impactar o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas e, consequentemente, a disponibilidade para geração de energia. O cálculo semanal do PLD é impactado pelo nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas e pelo aumento ou diminuição no consumo de energia em cada submercado do país.

Fonte: PLD: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) / PLD médio: Ponderação Comerc Energia 1. PLD médio 1 é a média ponderada dos valores já divulgados do PLD, pelas horas das semanas publicadas. 2. PLD médio 2 supondo que o último PLD publicado se estenda até o último dia de julho de 2016

Fonte: PLD: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) / PLD médio: Ponderação Comerc Energia
1. PLD médio 1 é a média ponderada dos valores já divulgados do PLD, pelas horas das semanas publicadas.
2. PLD médio 2 supondo que o último PLD publicado se estenda até o último dia de julho de 2016

Fonte: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

Fonte: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável