De acordo com o Plano Decenal de Energia (PDE), aprovado em dezembro, estima-se que de 2020 a 2026, o Brasil tenha uma expansão de aproximadamente 39 GW na capacidade instalada para geração de energia. Sendo que 19 GW será por parte das usinas eólicas e solares, considerando o modelo de Expansão de Referência caso 1.

Foram consideradas diversas premissas e visões de futuro para o parque gerador elétrico, e com isso foram considerados oito diferentes cenários de evolução da capacidade instalada. Confira a tabela de estimativa de expansão do caso 1:

Fonte: PDE

 

A participação dessas fontes de energia na elaboração do PDE contribui com o compromisso brasileiro de promover o crescimento econômico com a energia limpa, como, por exemplo, o Acordo de Paris firmado em 2016, que tem como objetivo reduzir os impactos da mudança de clima ao redor do mundo. Veja a tabela de participação das fontes:

Gráfico de participação das fontes

Fonte: PDE 2026

 

O crescimento da carga de energia na expansão de referência para a projeção do Plano Decenal considerou um aumento médio anual de 2.700 MWm no SIN (Sistema Interligado Nacional), com taxa média de 3,5% ao ano. Em 2026, a projeção chega em torno de 92.000 MWm, um crescimento de 33% em relação ao considerado em 2018.

Sobre o PDE

É um documento elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que informa, de forma indicativa, as perspectivas do mercado de energia. Este material tem como objetivo auxiliar no processo de tomada de decisões referentes ao planejamento e ao investimento no setor elétrico.  Leia o Plano completo aqui.

*Não considera a potência instalada total da UHE, conforme Modelo de Decisão de Investimentos (MDI). Modelo utilizado este ano pela EPE para a indicação da evolução da expansão da oferta.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável