Entenda o que é a neutralização e quanto sua empresa impacta o meio ambiente

As discuss√Ķes sobre descarboniza√ß√£o energ√©tica dentro das empresas s√£o latentes e o movimento de adapta√ß√£o do funcionamento dos setores, pensando em um futuro mais limpo, √© crescente! ‚Äč

  ‚Äč

Muito se fala sobre sustentabilidade, mas ainda existem muitos obst√°culos e desinforma√ß√£o sobre o verdadeiro impacto ambiental causado por uma administra√ß√£o despreocupada com os impactos de um setor produtivo que n√£o tenha preocupa√ß√Ķes com o meio ambiente. ‚Äč

  ‚Äč

N√≥s, da Comerc Energia, como especialistas do setor el√©trico, podemos esclarecer essas d√ļvidas e orientar o desenvolvimento, para que o seu impacto ambiental seja cada vez menor. 

 

Por isso, traremos nesse texto uma estratégia que vem sendo estudada e aplicada por vários países: a neutralização de carbono.

O que é a neutralização de carbono? De forma geral, trata-se da ação de identificação e balanceamento da emissão de gases de efeito estufa (GEE) para frear o acelerado processo de mudanças climáticas causado pela ação humana.

 

sustentabilidade_comerc_energia

 

A ideia consiste em aplicar um cálculo de emissão desses gases, por estabelecimento, para identificar a quantidade emitida e de que forma o espaço e os meios de produção estão impactando o meio ambiente.

O cálculo de emissão pode ser feito por meio de ferramentas que analisam o inventário das empresas e os relatórios de sustentabilidade.

Ao mensurar a emiss√£o da sua empresa, ser√° poss√≠vel determinar quais a√ß√Ķes s√£o mais impactantes e adotar estrat√©gias de compensa√ß√£o, caso essas opera√ß√Ķes n√£o possam ser reduzidas.

Ou seja, voc√™ analisa o comportamento de produ√ß√£o do seu neg√≥cio, quantifica a emiss√£o de poluentes, adota estrat√©gias para reduzir o que for poss√≠vel e por fim, estuda maneiras de compensar as emiss√Ķes que n√£o podem ser evitadas. S√≥ assim sua empresa poder√° ser neutra em carbono.

Para compensar as emiss√Ķes da sua empresa, voc√™ deve contribuir com a remo√ß√£o do CO2 na atmosfera e evitar qualquer a√ß√£o que gere impactos negativos para o local.

Al√©m das a√ß√Ķes sustent√°veis rotineiras que devem ser implementadas nos ambientes de produ√ß√£o, para alcan√ßar a neutralidade √© necess√°rio que as empresas compensem as emiss√Ķes residuais que n√£o puderam reduzir.

As formas mais comuns de compensação, envolvem o plantio de uma quantidade equivalente de árvores nativas e a compra de créditos de carbono, por exemplo.

 

Quais as diferenças entre neutralização e redução de carbono? Como saber se minha empresa emite carbono?

A redu√ß√£o de carbono consiste em ajustes feitos dentro da pr√≥pria empresa, para reduzir as emiss√Ķes logo no processo de produ√ß√£o. Ou seja, ap√≥s identificar as fontes mais nocivas no operacional da sua empresa, voc√™ poder√° investir em estrat√©gias e tecnologias que permitam uma redu√ß√£o significativa na emiss√£o de GEEs.

Caso não seja possível aderir a essas estratégias, seja pelo custo dos investimentos ou pela logística de produção/execução dos serviços, você poderá aderir a neutralização/compensação de acordo com o volume de poluentes gerado.

A neutraliza√ß√£o de carbono segue o mesmo racioc√≠nio de redu√ß√£o, por√©m as a√ß√Ķes s√£o realizadas por outras empresas.

N√£o entendeu? A gente explica! A neutraliza√ß√£o √© poss√≠vel pela compra de cr√©ditos de carbono disponibilizados por empresas capazes de realizar compensa√ß√Ķes ambientais sem que isso prejudique o rendimento geral.

Empresas sustent√°veis, que possuem estrat√©gias ecol√≥gicas e compensam as emiss√Ķes de GEEs com o plantio de √°rvores, podem registrar essas a√ß√Ķes como cr√©dito.

Esse crédito pode ser comprado por outras empresas, estabelecendo uma parceria onde uma paga pela neutralização, e outro recebe o investimento.

Se você trabalha com produção ou serviços, certamente haverá geração de dióxido de carbono em alguma etapa, seja pelo uso de transportes, ferramentas, pelo desmatamento ou pelo tipo de energia que abastece seu estabelecimento.

Qualquer empresa está sujeita a pertencer a esse cenário e estudar estratégias para alcançar a neutralização.

O c√°lculo ir√° considerar a fonte de energia, o volume consumido, o tipo de transporte, o abastecimento desse transporte, o consumo de g√°s natural (botij√£o ou encanado), o descarte de res√≠duos, entre outras quest√Ķes estruturais.

Esses dados resultarão em um valor correspondente a toneladas de carbono emitidas, o que determinará quais serão os próximos passos para alcançar a neutralidade de carbono.

Se o total gerado chegar a 3 toneladas de CO2, é necessário que se compre 3 créditos de carbono. Assim, a empresa que disponibilizar os créditos ficará responsável pela sua compensação.

>> Entenda detalhes sobre as estratégias de energia renovável ouvindo a nossa série ESG no Comercast:

Energia Renov√°vel fortalece a jornada ESG

Empresas apostam em Eficiência Energética

A agenda ESG e o reflexo no mercado livre de energia

A import√Ęncia do ESG para as empresas

 

Você conhece alguma empresa que iniciou os planos de neutralização de carbono?

Provavelmente você já consumiu ou pelo menos já ouviu falar dessas empresas - Ambev, Localiza, Natura, Ipiranga, Microsoft, Via. Essas e outras grandes empresas já tornaram a neutralização de carbono uma realidade.

Adotaram um mecanismo de produção que agride menos o ambiente, fazem a compensação necessária e fomentam o mercado de crédito de carbono. Com certeza, no quesito sustentabilidade, essas empresas se destacam.

Automaticamente a imagem dessas grandes organiza√ß√Ķes √© associada a um tipo de gest√£o ecologicamente consciente, o que atrai investidores, consumidores e boas oportunidades dentro do mercado e tudo isso contribuindo com a preserva√ß√£o da natureza.

neutralização-de-carbono-comerc

 

Conheça estratégias para diminuir os impactos ambientais da operação da sua empresa!

Pensando em emiss√Ķes inevit√°veis e em um sistema operacional menos danoso ao meio ambiente, √© importante conhecer algumas estrat√©gias para diminuir os impactos da sua empresa.

Entre elas, as mais eficazes focam em adapta√ß√Ķes estruturais e nas fontes de energia utilizadas. O uso de energia limpa e a ades√£o de uma gest√£o eficiente s√£o a√ß√Ķes importantes para empresas que prezam pelo desenvolvimento sustent√°vel.

 Por isso, o ambiente de comercializa√ß√£o livre (ACL) √© um cen√°rio interessante para aplicar estas estrat√©gias. Ao realizar a migra√ß√£o para o ACL, voc√™ tem liberdade para escolher suas fontes, podendo optar por fontes de energia renov√°veis e/ou limpas.

Obter certifica√ß√Ķes ambientais √© um passo seguinte para atingir para atingir a meta de estender e at√© integralizar a sustentabilidade nas empresas.

O I-REC (International REC Standard), sistema que possibilita o rastreamento da fonte de energia consumida pelo empreendimento através de um sistema de cotas de geração, e que zera o Escopo 2 do GHG Protocol, por exemplo, é uma forma de comprovar que a produção das empresas que o adquirem, provem de fontes renováveis e que, portanto, não agridem o meio ambiente.

>> Explore mais detalhes do modelo de certificação renovável I-REC aqui.

Outra ótima opção para potencializar o uso da energia elétrica que chega até você é adaptar seus espaços e mecanismos com eficiência energética.

Esse caminho reduz a quantidade de energia necessária para a realização das tarefas, otimizando o uso da estrutura e de tecnologias, o que reduz o consumo e os custos com energia, além de ajudar na redução da poluição do ar.

>> Entenda como funciona a eficiência energética aqui.


Sustentabilidade é indicada para empresas de grande, médio e pequeno porte!

√Č um pensamento comum achar que existe pr√©-requisito em rela√ß√£o ao tamanho e alcance das empresas para poder obter o certificado. Por√©m, esse detalhe n√£o influencia diretamente o processo. 

Independente do tamanho do empreendimento, a fonte de energia pode ser renov√°vel e os c√°lculos de I-REC acontecer√£o, em curto ou longo prazo. 

√Č interessante para o mercado de energia que isso seja acess√≠vel para qualquer tipo de empresa, pois forma-se uma rede de incentivo para o uso de fontes renov√°veis que vai refletir positivamente no futuro e pode movimentar tamb√©m o mercado cativo. 

Al√©m disso, trabalhar com um certificado I-REC √© uma maneira de compensar as emiss√Ķes de GEE que sua empresa pode ter, reduzindo o impacto. 

Definir regras e padr√Ķes de conduta dentro do mercado de energia facilita a integra√ß√£o dos movimentos e direciona o crescimento para um lado sustent√°vel. E comprovar que a energia para qualquer projeto dentro do seu neg√≥cio prov√©m de uma matriz limpa √© a fun√ß√£o principal do certificado. 

De fato, um dos pontos mais importantes desse tema √© a conscientiza√ß√£o tanto dos consumidores como dos fornecedores, mostrando que √© poss√≠vel encontrar maneiras de tornar nossas a√ß√Ķes menos nocivas.

>> Ouça agora nossos especialistas falando no Comercast sobre as melhores estratégias de descarbonização energética para o Mercado Livre de Energia:

 

Como a Comerc Energia pode ajudar a sua empresa a economizar?

A Comerc Energia pensa em diferentes possibilidades para te atender, de acordo com o perfil do seu neg√≥cio. Lembre-se que √© poss√≠vel diminuir nossos impactos ambientais investindo em diferentes a√ß√Ķes, desde a conscientiza√ß√£o.

N√≥s somos especialistas em gest√£o de energia e podemos ajud√°-lo nesse processo. Com nossa equipe, voc√™ tomar√° as melhores decis√Ķes e otimizar√° seus resultados!

S√£o diversas solu√ß√Ķes para o mais variado tipo de empresa. Por isso, n√£o perca mais tempo! Entre em contato com nosso time e aproveite toda tecnologia e inova√ß√£o da Comerc Gest√£o.

 

Entre em contato e garanta a melhor estratégia sustentável para a sua energia!

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável