Saiba quais são os benefícios e como pequenos e grandes negócios podem obter o certificado

A import√Ęncia de adotar estrat√©gias sustent√°veis vem se tornando cada vez mais evidente no desenvolvimento das empresas pelo mundo. √Č um forte pilar para discuss√Ķes e definir√° o caminho econ√īmico e social do seu neg√≥cio. 

Com o r√°pido avan√ßo do setor em busca de regulamenta√ß√Ķes que comprovem a sustentabilidade de um neg√≥cio, hoje √© poss√≠vel encontrar diferentes maneiras de cumprir com as obriga√ß√Ķes existentes na empresa, sem usufruir do meio ambiente de forma t√£o agressiva. 

O fornecimento de energia √© um dos fatores mais importantes para o pleno funcionamento da sua empresa e fazer a escolha certa pode te trazer bons resultados para o avan√ßo do empreendimento. 

Mas qual a import√Ęncia do I-REC e como conseguir esse certificado? A seguir te explicaremos tudo sobre o tema. 

 esg-sustentabilidade-irec

 

O que é IREC?

Antes de mais nada √© importante deixarmos claro do que se trata exatamente esse certificado. I-REC √© a sigla em ingl√™s para Certificado Internacional de Energia Renov√°vel. 

√Č um sistema criado para certificar empresas que se comprometem em utilizar fontes de energia renov√°veis para uso de sua energia.

Esse sistema de rastreamento possibilita identificar as empresas ao redor do mundo que trabalham com responsabilidade ambiental e optam por fontes de energia limpa, indo de acordo com as estrat√©gias de redu√ß√£o das emiss√Ķes de GEE (Gases de Efeito Estufa). 

Como dito anteriormente, esse tem sido um caminho recorrente para muitas empresas nos √ļltimos anos, que em meio ao intenso fluxo econ√īmico mundial, se adequam de forma menos agressiva, sem que isso afete a produ√ß√£o e tra√ßam um caminho mais sustent√°vel de desenvolvimento. 

Esse processo pode ajudar empresas que ainda estão em processo de transição de matriz energética ou aquelas que querem formalizar os tipos de fonte utilizados, garantindo uma participação eficaz nos movimentos ambientais.

Tamb√©m falamos sobre o certificado em outra mat√©ria do Panorama, confira o conte√ļdo aqui.

Como funciona o processo de aquisição?

No Brasil, para garantir que sua empresa esteja utilizando energia renov√°vel, √© poss√≠vel investir em sua pr√≥pria matriz ou procurar dentro do mercado livre de energia por fornecedores que atendam sua necessidade. 

De qualquer forma, sua empresa será abastecida por usinas que se interligam no SIN e é através do I-REC que as empresas podem comprovar que, dentro desse sistema, sua energia vem de uma fonte renovável.

>> Entenda detalhes sobre as certifica√ß√Ķes de energia renov√°vel ouvindo a nossa s√©rie no Comercast:

Por que as empresas buscam a certificação I-REC?

Como funciona a aquisição do I-REC?

 

Mas e o c√°lculo, como funciona?

No Brasil, quem faz os cálculos e autoriza a concessão dos certificados é o Instituto Totum, dentro do sistema I-REC Standard.

Para obter o I-REC, é necessário basear o cálculo da emissão mediante a quantidade de energia renovável utilizada pela a empresa. Sendo que cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável, ou seja, 1 REC é equivalente a 1 MWh consumidos a partir da energia limpa.

Por meio desses cálculos realizados também é possível saber o quanto de CO2 a empresa deixará de emitir de acordo com a quantidade de energia consumida, esse resultado é baseado na metodologia do Escopo 2 do GHG Protocol.

Vale mencionar que o consumidor pode obter quantos I-RECs desejar referente a quantidade de energia renovável consumida pela empresa. Assim como, também é possível reportar o consumo de fontes renováveis para unidades cativas.

Mercado_Livre_de_Energia_Comerc

Quais s√£o os benef√≠cios? 

O REC Brazil √© tido como um status vantajoso, visto que sua empresa ter√° atingido 5 dos 17 requisitos b√°sicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) propostos pela ONU. Tendo, assim, um prop√≥sito empresarial alinhado com os objetivos internacionais das Na√ß√Ķes Unidas.

Dessa forma, √© evidente que todo esse processo fortalecer√° a imagem da sua empresa, refor√ßando a conscientiza√ß√£o genu√≠na sobre a import√Ęncia da socioambiental, assim como mostrar√° a evolu√ß√£o do seu neg√≥cio de maneira respons√°vel.

Al√©m disso, neutralizar as emiss√Ķes de CO2 tornou-se uma miss√£o de todos, tanto dos consumidores como das empresas e √© um importante elemento para o futuro do setor econ√īmico mundial. 

Saber conciliar sua produ√ß√£o com a sustentabilidade envolve estudar estrat√©gias de neg√≥cio, procurar por bons parceiros e investir em tecnologias e esses investimentos ser√£o cada vez mais necess√°rios para se manter dentro do mercado. 

Poder comprovar a origem da energia que abastece seu negócio facilita a participação em projetos de crescimento sustentável, que é um tema crescente ao redor do mundo.

O Brasil tem tido um crescimento consider√°vel nos n√ļmeros de emiss√£o de I-REC o que mostra o alto investimento das empresas em m√©todos de produ√ß√£o ecol√≥gicos. √Č a nova moeda do futuro, que trar√° lucro para as empresas e para o meio ambiente.

>> Explore mais detalhes do modelo de certificação renovável I-REC aqui.

Certificado é indicado para empresas de grande, médio e pequeno porte!

√Č um pensamento comum achar que existe pr√© requisito em rela√ß√£o ao tamanho e alcance das empresas para poder obter o certificado. Por√©m, esse detalhe n√£o influencia diretamente o processo. 

Independente do tamanho do empreendimento, a fonte de energia pode ser renov√°vel e os c√°lculos de I-REC acontecer√£o, em curto ou longo prazo. 

√Č interessante para o mercado de energia que isso seja acess√≠vel para qualquer tipo de empresa, pois forma-se uma rede de incentivo para o uso de fontes renov√°veis que vai refletir positivamente no futuro e pode movimentar tamb√©m o mercado cativo. 

Al√©m disso, trabalhar com um certificado I-REC √© uma maneira de compensar as emiss√Ķes de GEE que sua empresa pode ter, reduzindo o impacto. 

Definir regras e padr√Ķes de conduta dentro do mercado de energia facilita a integra√ß√£o dos movimentos e direciona o crescimento para um lado sustent√°vel. E comprovar que a energia para qualquer projeto dentro do seu neg√≥cio prov√©m de uma matriz limpa √© a fun√ß√£o principal do certificado. 

De fato, um dos pontos mais importantes desse tema √© a conscientiza√ß√£o tanto dos consumidores como dos fornecedores, mostrando que √© poss√≠vel encontrar maneiras de tornar nossas a√ß√Ķes menos nocivas.

>> Ouça agora nossos especialistas falando no Comercast sobre as melhores estratégias de negociação de compra e venda de energia limpa no Mercado Livre de Energia:

 

Como obter o certificado I-REC?

Hoje muitas comercializadoras no Brasil estão autorizadas a fazer a transação de I-RECs. Mesmo sendo um processo bastante simples, é necessário que haja um agente responsável por fazer o cálculo e o acompanhamento da empresa.

Comerc-Energia-IREC

 

A Comerc Trading, agora, é uma comercializadora habilitada para fazer a transação de I-RECs.

A negocia√ß√£o pode ser feita de maneira retroativa ou no mesmo momento da contrata√ß√£o de energia. A op√ß√£o que melhor atende seu neg√≥cio ir√° conversar com o tipo de estrat√©gia de contrata√ß√£o que voc√™ adota. Ou seja, √© necess√°rio que haja um cuidado se voc√™ optar por contratar no mesmo momento em que est√° contratando a energia el√©trica, pois haver√° o  risco de o volume de energia utilizada sofrer altera√ß√Ķes no decorrer do per√≠odo. 

Vale lembrar que essa negocia√ß√£o s√≥ poder√° acontecer se sua empresa passar pela verifica√ß√£o do Instituto Totum e estiver com toda a documenta√ß√£o em dia. 

Entre em contato e garanta sua certificação

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável