Análise Semana 3 (15/08 a 21/08)

A previsão de ENA para esta semana é de 81% da MLT para o Sudeste, 68% para o Sul, 47% para o Nordeste e 77% da MLT para o Norte. Já para o mês, é esperado que a ENA fique em 89% da MLT no Sudeste, 88% no Sul, 50% no Nordeste e 79 % no Norte. Houve redução da expectativa de ENA mensal quando comparada com a previsão da semana passada, principalmente no Sul em 14%. A tabela abaixo mostra as reduções em todos os submercados.

tabela_ena

O PLD dessa semana apresentou aumento de 6% quando comparado ao da semana passada, ficando em R$136,94/MWh em todos submercados. Novamente, o CMO do ONS está diferente do PLD no Nordeste, porque a CCEE não utiliza as restrições conjunturais que o ONS precisa considerar.  Isso resulta no limite de intercâmbio do ONS menor do que o da CCEE. Assim, quando se atinge o limite de intercâmbio, há descolamento apenas no CMO do ONS.

Impactos no CMO – Semana 3

Um dos fatores que mais impactou no aumento do CMO desta semana foi a redução da previsão de vazões em todos os submercados.  As demais atualizações causaram pouco impacto no preço. A figura abaixo apresenta os fatores que impactaram no Custo Marginal da Operação, base para o PLD, de todos os submercados.

Fonte: CCEE

Fonte: CCEE

Meteorologia

A água do Oceano Pacífico apresenta-se mais quente do que o normal, o que caracteriza o fenômeno El Niño. Os centros mundiais de monitoramento climático divulgaram que o atual El Niño poderá ser um dos mais fortes do histórico de 65 anos, sendo comparado aos dos anos de 1982/1983 e 1997/1998. Atualmente, o El Niño está sendo considerado moderado e curto. Para esta semana, de 15 a 21 de agosto, as previsões mostram totais significativos de precipitação entre o sul do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul (Iguaçu, Uruguai e Jacuí). Há também previsão no Sudeste, na cabeceira das bacias dos rios Tietê, Grande e Paranapanema. Para os submercados Nordeste e Norte, a predominância de um sistema de alta pressão atmosférica deve ocasionar tempo seco.

Previsão de CMO – Semana 4 de Agosto

A previsão de CMO do ONS para a próxima semana operativa é apresentada abaixo, com seus respectivos cenários de afluências. Segundo esta previsão, o CMO não deve sofrer grandes alterações em todos os submercados, com exceção do Nordeste, para o qual há previsão de diminuição do CMO.

Fonte: ONS

Fonte: ONS

Despacho Térmico – Semana 3 de agosto

O despacho térmico da terceira semana de agosto é apresentado abaixo. Com relação à semana passada, houve um aumento do despacho por Ordem de Mérito, devido ao aumento do CMO. Além disso, espera-se que haja aumento de despacho via Segurança Energética, ou seja, mais térmicas com custo variável unitário (CVU) maior que o CMO devem ser despachadas.

Fonte: ONS

Fonte: ONS

Glossário:

  • Ordem de mérito: Usinas térmicas com custo variável unitário (CVU) menor do que o CMO são despachadas da mais barata para mais cara.
  • Restrição Elétrica: Usina é acionada para suprir a geração de outra usina que não pôde gerar por algum motivo elétrico, por exemplo, manutenção.
  • Inflexibilidade: Usina é despachada quando ela tem que gerar uma quantidade de energia mínima independente da regra de despacho do ONS.
  • SegurançaEnergética: Usina é despachada com CVU maior do que o CMO (fora da ordem de mérito) para se ter segurança no atendimento do sistema. No momento, este despacho está limitado para usinas com CVU menor do que 600 R$/MWh.

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável