Quando acompanhamos o avanço do mercado de energia, as notícias são muito animadoras para as fontes de energia renováveis.

Refletindo na qualidade do meio ambiente, sa√ļde da sociedade, no potencial de gera√ß√£o e nos pre√ßos de distribui√ß√£o, as fontes limpas se mostraram uma √≥tima solu√ß√£o para empresas que buscam o desenvolvimento sustent√°vel atrelado a pr√°ticas ESG.‚Äč

Pensando, em nossa nova matéria do Panorama falaremos das grandes protagonistas da vez: Geração Distribuída, Geração Centralizada e Geração Distribuída Compartilhada. Continue com a gente e fique por dentro das novidades!


Geração de Energia Renovável

A geração de energia renovável vem com a perspectiva de compensar os impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis, aumentar a qualidade da energia e reduzir os custos deste insumo.

√Č a chance de potencializar o alcance e acesso de energia limpa a todos os consumidores e assegurar bons pre√ßos de forma moderna e sustent√°vel. Somando a necessidade de diversificar a matriz energ√©tica brasileira com a s√©ria preocupa√ß√£o com o desenvolvimento sustent√°vel, as fontes limpas se destacaram com bons resultados.

Nesse intuito, vale ressaltar que a pandemia acelerou o processo natural de novos investimentos neste modelo de geração, que acompanha as metas globais de preservação ambiental e os conceitos de ESG implementados pelas empresas.

Em um acelerado processo de conscientização e modernização, a economia brasileira se voltou para a produção de energia limpa e hoje, temos mais de 70% da nossa matriz elétrica sendo representada por fontes renováveis.

Hídrica, eólica e solar. Você ainda vai ouvir muito sobre a tríade que fortalece a produção de energia no Brasil. Elas representam, respectivamente, 53,5%, 10,8% e 8,5% do total de energia gerada em território brasileiro.

O mais interessante √© que, a movimenta√ß√£o no setor que se acentuou nos √ļltimos dez anos, reflete de maneira positiva na sociedade. As previs√Ķes falam sobre um aumento significativo na gera√ß√£o de empregos e em 2022 sendo o grande auge de investimentos no mercado de energia limpa.

gc

Quais s√£o os tipos de energia limpa mais usados no Brasil?

Quando o assunto √© gera√ß√£o de energia, diversidade √© um conceito que traz muitas vantagens para matriz energ√©tica do pa√≠s. Pois √© uma maneira de equilibrar, fortalecer sistemas e colaborar com a transi√ß√£o energ√©tica. Desse modo, quanto mais tipos, maior a abrang√™ncia, mais op√ß√Ķes de produ√ß√£o e menos riscos ao investir nosso dinheiro.

No setor elétrico esse tema tem se fortalecido e juntamente com a diversificação da matriz, são desenvolvidas formas diferentes de logística e contratação da energia gerada.

O Brasil é um dos grandes líderes do mundo no tema geração renovável, mostrando que é possível atrelar produção e sustentabilidade. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os tipos de energia limpa mais usados no setor brasileiro são:

  • Energia Hidr√°ulica
  • Energia Solar
  • Energia E√≥lica
  • Energia de biomassa

Hoje, investir em energia limpa é um excelente negócio, que traz vantagens para os orçamentos, economia e previsibilidade para os contratos, além de menor impacto ambiental e equilíbrio no consumo dos recursos.

A corrida pela descarboniza√ß√£o presente no setor el√©trico nos √ļltimos anos, apresentou o Hidrog√™nio Verde (H2) como uma fonte de energia renov√°vel com potencial eficiente e r√°pido desenvolvimento, possibilitando mais economia e sustentabilidade.

√Č um procedimento totalmente livre de queima de combust√≠vel que acontece por meio da eletr√≥lise. Outros pa√≠ses, principalmente do leste europeu, demonstraram bastante interesse nesta modalidade de gera√ß√£o, o que aumenta o valor agregado dessa fonte. Ou seja, al√©m de ampliar a gera√ß√£o de energia limpa, atra√≠mos novos investidores, fomentando as exporta√ß√Ķes e fortalecendo a economia brasileira e o futuro da energia renov√°vel no Brasil. Ponto para o H2!

Quem tamb√©m se destacou nos √ļltimos anos, com grande potencial de gera√ß√£o e abastecimento foi a energia solar. De acordo com dados da ABSOLAR, j√° temos mais de 2.000 megawatts (MW) produzidos pelas usinas fotovoltaicas brasileiras.

Essa ascens√£o da energia solar no mercado tornou-a uma fonte com pre√ßos competitivos, tendo uma redu√ß√£o de mais de US$80 por MW em leil√Ķes. Isto nos mostra que investir em pain√©is fotovoltaicos √© um movimento crescente e rent√°vel.


>> Explore as possibilidades para o Hidrogênio Verde com Marcel Haratz, CEO da Comerc Eficiência

 



Fontes de Energia Renov√°vel: Desafios X Oportunidades

Assim como qualquer nova estrat√©gia, quando a colocamos em pr√°tica descobrimos novas vantagens e desafios. No caso da gera√ß√£o renov√°vel, foram identificados alguns obst√°culos de teor econ√īmico.

Os investimentos em fontes limpas, apesar de trazer um retorno satisfat√≥rio, s√£o muito altos considerando a n√£o solidez destas fontes no setor. Mesmo mostrando grande potencial de gera√ß√£o, as fontes dependem de condi√ß√Ķes clim√°ticas, fato que atrasa a confiabilidade e consolida√ß√£o delas no mercado de energia.

Mesmo assim, h√° um aumento importante nas aplica√ß√Ķes dentro do setor, que intensifica a procura por solu√ß√Ķes sustent√°veis que fortale√ßam e sirvam de base para a transi√ß√£o energ√©tica, aproximando a sociedade de um ritmo mais sustent√°vel de produ√ß√£o e consumo.

A gera√ß√£o renov√°vel permite adapta√ß√Ķes e sua flexibilidade tem papel fundamental para o funcionamento de esta√ß√Ķes de gera√ß√£o distribu√≠da, por exemplo.

Com novos modelos de distribui√ß√£o √© poss√≠vel repensar algumas taxa√ß√Ķes, sendo muito interessante para quem busca economia, qualidade e uma gera√ß√£o que cause menos danos ao meio ambiente.

>> Saiba mais sobre energias renov√°veis aqui.

Qual a fonte ideal para o seu negócio?

E a√≠, j√° est√° imaginando qual √© a melhor fonte renov√°vel para implementar na sua empresa? As op√ß√Ķes parecem crescer a cada ano, mas o mais legal √© que est√° cada vez mais f√°cil planejar corretamente seus gastos com energia, de maneira eficiente e consciente.

 

Você já ouviu falar em Geração Distribuída (GD)?

Há 10 anos foi autorizada pela ANEEL a microgeração e o autoconsumo de energia a partir de fontes limpas, com o objetivo de diminuir custos e impactos ambientais.

Esta modalidade aproxima o consumidor do gerador, pois a geração acontece no local de consumo ou bem próximo a ele, reduzindo perdas de energia no processo de transmissão, contribuindo com a expansão da matriz e trazendo autonomia para os consumidores.

O n√ļmero de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil s√≥ cresce, pois √© uma alternativa para empresas de qualquer porte e tamb√©m para resid√™ncias. √Č um movimento promissor que deixa de sobrecarregar o sistema de abastecimento.

Existe uma variante dentro deste modelo, chamada Geração Distribuída Compartilhada (GD Compartilhada). Ela compartilha características muito semelhantes à anterior, mas com o investimento de um grupo fechado de consumidores que vão compartilhar os custos da instalação da unidade de geração e o volume de energia gerada por ela.

Essa é uma ótima escolha para quem precisa reduzir custos, mas não tem espaço físico para instalar um sistema próprio de geração. A ABSOLAR aponta que sistemas de placas fotovoltaicas têm se espalhado rapidamente pela rede elétrica brasileira, representando a maior parte da microgeração.

Por aqui, acreditamos que a Geração Distribuída veio descentralizar e descomplicar o consumo de energia elétrica, dando mais poder e economia ao consumidor. No caso da Comerc Energia, levamos a energia gerada pelo sol até nossos clientes por meio de comunidades solares (consórcios ou cooperativas) com a solução Comerc GD.

 

gd

 

GERAÇÃO CENTRALIZADA (GC): A solução para grandes portes

Por outro lado, a Geração Centralizada ainda tem uma posição de confiança no processo de abastecimento elétrico. As grandes usinas hidrelétricas que representam essa categoria tem um enorme potencial de geração.

O ponto de aten√ß√£o, nesse caso, √© a dist√Ęncia dessas usinas at√© o consumidor. √Č necess√°ria uma linha de transmiss√£o altamente eficiente para levar energia at√© os consumidores, que na maioria das vezes est√£o a v√°rios quil√īmetros de dist√Ęncia.

O processo √© longo e custoso, o que aumenta os custos pelo insumo e as perdas de energia ao longo do caminho. √Č uma modalidade de ‚Äúf√°cil‚ÄĚ administra√ß√£o se comparado com a GD, mas a centraliza√ß√£o torna-se dependente de poucas usinas, o que aumenta o risco de desabastecimento caso ocorra alguma falha, por exemplo.

Ainda assim, a GC disp√Ķe de vantagens que aceleram o processo de expans√£o da energia solar por placas fotovoltaicas, potencializando a gera√ß√£o de energia limpa, que √© um dos principais pilares de sustenta√ß√£o da transi√ß√£o energ√©tica no Brasil.

Quando falamos em Gera√ß√£o Centralizada, a Comerc Renew √© a solu√ß√£o ideal do Grupo Comerc. Reconhecida como uma empresa especializada em gera√ß√£o de energia renov√°vel (solar e e√≥lica), com o objetivo de contribuir para o crescimento sustent√°vel do Brasil. Para isso, fornece energia limpa aos nossos clientes por meio de projetos confi√°veis, com baixa emiss√£o de poluentes e impacto social positivo.

O Grupo Comerc Energia pretende investir cerca de R$ 6 bilh√Ķes para aumentar a sua capacidade de gera√ß√£o de energia solar at√© o final de 2023, focada nos mercados de gera√ß√£o distribu√≠da e centralizada por meio das empresas Comerc Gera√ß√£o Distribu√≠da e Comerc Renew. ‚Äč

 

>> Conheça mais sobre a Comerc GD e a Comerc Renew em nosso Comercast com o Matheus Nogueira e Pedro Fiuza

√Č poss√≠vel comprovar a descarboniza√ß√£o da minha empresa a partir do uso de energia renov√°vel?

Além de contribuir com o futuro do planeta, fazer escolhas sustentáveis para o abastecimento do seu negócio pode agregar valor à sua marca, atraindo mais investidores e clientes para sua rede.

Para comprovar as a√ß√Ķes sustent√°veis adotadas pensando na descarboniza√ß√£o, foram criados certificados oficiais que identificam as empresas ao redor do mundo que trabalham com responsabilidade ambiental.

O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, sigla em inglês), é um dos certificados mais importantes atuando no setor elétrico hoje.

>> Leia sobre os benefícios do I-REC para sua empresa e como funciona o cálculo que autoriza a aquisição dentro do nosso sistema

Independente do tamanho do seu empreendimento, √© um direito seu comprovar que seu time trabalha com um prop√≥sito empresarial, alinhado com as preocupa√ß√Ķes ambientais discutidas ao redor do mundo.

Além disso, o movimento crescente de emissão dos certificados incentiva outras empresas a correrem atrás de novas fontes de energia, que sejam limpas e sustentáveis, favorecendo a corrida por um futuro saudável.

kv_cert_irec recorte

 

 Como a Comerc pode colaborar com a jornada sustent√°vel da minha empresa?

N√≥s, da Comerc Energia, estamos prontos para apoi√°-lo na jornada da sua empresa rumo ao desenvolvimento sustent√°vel e transi√ß√£o energ√©tica. Para explorar nossas solu√ß√Ķes e identificar a melhor oportunidade para o seu neg√≥cio, entre em contato com nossa equipe de especialistas! 

 

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável