fuja das bandeiras tarifárias

O mercado livre é uma alternativa eficiente para os consumidores que não querem estar sujeitos a oscilações nos valores da conta de energia.

 

O Sistema de Bandeiras Tarifárias existe desde 2015 e, apesar de ter sido criado com objetivo de trazer maior transparência nas contas de energia e dar ao consumidor mais consciência sobre o seu uso, ele pode muitas vezes ser uma grande dor de cabeça quando traz acréscimos inesperados no final do mês.

Se o bolso dos consumidores residenciais já sofre, imagine só empresas e indústrias que, muitas vezes, têm na conta de energia a sua maior despesa mensal? E como fazer para não estar mais suscetível às bandeiras verde, amarela e vermelha do mercado?

Ganhe previsibilidade e diminua custos com energia

Diferente do mercado cativo, no mercado livre o consumidor fecha o contrato como faria em qualquer outro processo de compra: escolhendo o próprio fornecedor e negociando diretamente com ele o serviço que será prestado. Conheça os pontos que são diretamente negociados entre fornecedor e consumidor:

  • Contrato de longo prazo - os contratos têm prazo combinado entre as partes e geralmente são de longo prazo. Ou seja, seguem, ao longo do período, as condições ali pré-estabelecidas. Por isso, os consumidores do mercado livre ficam protegidos de eventuais mudanças no setor, de condições climáticas, entre outras não previstas em contrato: sem bandeiras, sem surpresas ou variações.

    ✓Preço - a possibilidade de avaliar a concorrência permite, de imediato, escolher o fornecedor que entrega, entre outras coisas, o melhor preço. Como se trata de um contrato de longo prazo, maiores são as chances de garantir uma importante redução de custos já no curto prazo. Junto a isso, como no mercado livre é mais comum o consumo de energia a partir de fontes incentivadas, é concedido aos consumidores um desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que pode ser de 50%, 80% e até 100%.

    ✓Previsibilidade orçamentária - já falamos que os consumidores do mercado livre não estão sujeitos às bandeiras tarifárias e oscilações do setor, pois os preços são negociados antecipadamente em contrato. Mas, além disso, os valores são determinados com base na realidade do consumidor, no cálculo estimado da sua demanda. Ou seja, determina-se no contrato uma estimativa do que haverá de gasto com energia ao longo dos meses.

    ✓Qualidade - a liberdade de avaliar a concorrência e decidir pelo próprio fornecedor de energia traz também a liberdade de mudar de prestador quando estiver insatisfeito. Logo, o consumidor se beneficia por ter alternativas quando não estiver satisfeito com a qualidade da entrega.

Além dos pontos mencionados acima, não podemos deixar de reforçar que no mercado livre existe o incentivo para o consumo de energia renovável, o que promove a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e colabora com os protocolos de sustentabilidade para o planeta.

Pensa em migrar para o mercado livre de energia?

No conteúdo de hoje você viu que existe uma forma de fugir das bandeiras tarifárias e da variação do custo da energia em relação às suas condições de geração. Mas viu também que esse é apenas um dos benefícios para a sua empresa migrar para o Mercado Livre de energia.

Ouça o podcast que falamos sobre os benefícios e os riscos no mercado livre de energia:

 

Se você quer descobrir se sua empresa pode migrar para o mercado livre de energia, preencha o formulário abaixo:

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável