Muito se ouve sobre a contribui√ß√£o √† sustentabilidade proporcionada pela gera√ß√£o de energia renov√°vel e outras a√ß√Ķes no setor el√©trico.

Para esclarecer esse benef√≠cio associado ao mercado livre e sua gest√£o eficiente, vamos entender mais sobre o trip√© da sustentabilidade (ou, do ingl√™s, triple bottom line). Nessa mat√©ria, exploraremos em detalhes os 3 aspectos da sustentabilidade: o ambiental, o social e o econ√īmico, sob a perspectiva do mercado de energia. Confira!

Uma atitude que se tornou comum entre os consumidores é pesquisar mais sobre as empresas antes de comprar algum produto ou contratar algum serviço.

Este movimento, atento, mostra a preocupação das pessoas em saber a procedência, a qualidade e o destino pós uso daquilo que será consumido.

O crescente interesse do p√ļblico intensificou o desenvolvimento sustent√°vel das empresas, que passaram a procurar por estrat√©gias mais eficientes de produ√ß√£o, e que tivessem baixo impacto ambiental.

Esse cen√°rio abriu caminho para novos conceitos dentro do mercado, que tentam alinhar o desenvolvimento acelerado, com uma produ√ß√£o inteligente e uma boa gest√£o das rela√ß√Ķes sociais.

Foi neste contexto que surgiram os selos e certificados de sustentabilidade para as empresas que cumprissem com as condutas estabelecidas, e que mostrassem adotar um comportamento em prol de um ambiente mais saudável de produção e consumo.

 

ESG: O Tripé da Sustentabilidade

A base do desenvolvimento responsável das empresas é formada por três conceitos, que deram origem à sigla ESG.

Em ingl√™s, Environmental, Social and Governance, ou traduzindo, Ambiental, Social e Governan√ßa. Estes s√£o os eixos que est√£o em foco no mercado para garantir o desenvolvimento sustent√°vel do mundo.

Conhecido tamb√©m como ‚ÄúTrip√© da Sustentabilidade‚ÄĚ, essa pr√°tica tem como principal objetivo estabelecer um novo modelo energ√©tico, o que significa mudan√ßas no comportamento do mercado, das pessoas e das estrat√©gias nacionais.

Em outras palavras, o ESG define os par√Ęmetros para avaliar se uma empresa est√° seguindo pr√°ticas sustent√°veis ‚Äč‚Äčcom foco no meio ambiente, na sociedade e na governan√ßa do neg√≥cio.

Em resumo, como o mercado est√° cada vez mais focado em sustentabilidade e os consumidores est√£o cada vez mais conscientes do seu tipo de consumo, O ESG surge como forma de sistematizar a implementa√ß√£o destes conceitos, de forma que todo o conte√ļdo fosse apresentado ao p√ļblico como sendo uma meta a ser alcan√ßada e um objetivo em comum. As estrat√©gias de gest√£o e de neg√≥cios voltadas para a prote√ß√£o do meio ambiente est√£o ganhando corpo e relev√Ęncia.

Além do ESG, outros documentos e mecanismos também orientam as boas práticas das empresas, trazendo mudanças significativas no desenvolvimento e evolução da energia em escala global.

ESG-comerc-energia

 

>> Saiba mais sobre boas pr√°ticas sustent√°veis no mercado de energia com a Comerc Energia. Leia agora!

Sustentabilidade no Mercado de Energia

Atender as necessidades da economia e proteger o meio ambiente se mostrou um grande desafio para o mercado de energia em prol do desenvolvimento sustent√°vel.

As diretrizes dentro do mercado têm como sustentação o cumprimento das leis ambientais, o uso consciente de energia e água, e a criação de programas de conscientização para reduzir o impacto.

Diante disso, surgiram certificados a serem obtidos e selos de sustentabilidade para as empresas que trabalham com responsabilidade, o que gera uma movimentação positiva no setor, para o meio ambiente, e para a relação com os consumidores.

Esse caminho abriu espa√ßo para a cria√ß√£o de categorias de a√ß√Ķes, onde as empresas podem escolher aquilo que se encaixa melhor com seu tipo de neg√≥cio e assim impulsionar e facilitar a ado√ß√£o destas pr√°ticas.

Como exemplo, temos o Sistema de Gest√£o de Energia (SGE) que implementa as normas ISO e os certificados de energia renov√°vel, I-REC. Ambos podem atestar que uma empresa usa de processos sustent√°veis ‚Äč‚Äčpara o desenvolvimento de novos produtos e na sua infraestrutura.

Outros mecanismos de funcionamento que também ganham destaque nas práticas estabelecidas pela ESG são: investimentos em eficiência energética, autoprodução de energia, economia circular e claro, a transição energética.

Essas a√ß√Ķes podem levar mais tempo e investimento, mas possuem um grande peso dentro do mercado livre, impulsionando empresas e o movimento sustent√°vel como um todo.

 

>> Entenda a sustentabilidade no mercado livre de energia em seus diferentes aspectos. Leia agora!

 

Impacto da implementação do ESG na sua empresa

Ao se tornar uma empresa sustent√°vel, voc√™ se responsabiliza em repensar suas a√ß√Ķes econ√īmicas para que sejam ecol√≥gicas, ben√©ficas para o meio, e que minimizem os impactos ambientais.

Assim como um efeito dominó, quanto mais esse tema estiver em pauta, mais consumidores irão pesquisar sobre o tema e procurar por empresas sustentáveis e assim, cada vez mais empresas buscarão por selos e certificados para atender a demanda, que se tornou mais exigente.

Seja por um mundo melhor ou apenas por uma jogada de marketing, as a√ß√Ķes est√£o acontecendo e √© importante saber como isso impacta o seu neg√≥cio, direta ou indiretamente.

Ao conseguir selos verdes no seu processo de produção, será possível usufruir de alguns benefícios ao longo do tempo, como a redução significativa no gasto com recursos energéticos pode agregar valor à sua marca e ganhar visibilidade dentro do mercado.

A transi√ß√£o energ√©tica no mercado livre de energia tem papel fundamental no processo de adapta√ß√£o das empresas aos novos par√Ęmetros, pois ao mudar a matriz energ√©tica para fontes renov√°veis, todo o sistema passa a nutrir um sistema menos nocivo.

O grande objetivo √© garantir que o sistema econ√īmico seja capaz de atender √†s necessidades do presente sem comprometer as gera√ß√Ķes futuras, trabalhando com responsabilidade social e pensando sempre a longo prazo.

Quer entender um pouco mais do tema? Ou√ßa nosso epis√≥dio especial do Comerc Convida, onde falamos sobre a import√Ęncia do ESG para as empresas!

 

Reimagine um futuro sustent√°vel com a Comerc!

A Comerc Energia trabalha com princípios ESG e seu corebusiness possui iniciativas voltadas para aspectos de desenvolvimento sustentável em prol da transição energética das empresas.

Faz parte do nosso trabalho, trazer nossa visão de futuro e as iniciativas para os próximos anos, que contribuirão com a sustentabilidade e consciência energética do seu negócio.

E foi pensando em solu√ß√Ķes para nossos clientes, que criamos bra√ßos especializados para cada √°rea, como a Nexway, que desenvolve, implanta e investe em solu√ß√Ķes de efici√™ncia energ√©tica.

Outra frente, é a Comerc Trading, que garante segurança e flexibilidade no processo de compra e venda de energia e que pode te ajudar a alcançar o certificado internacional I-REC.

A geração distribuída (GD), pode ser implementada com o auxílio da Mori Energia ou Geração Centralizada com o auxílio da Mercury Renew e a comercialização de energia renovável se tornará muito mais simples com a Newcom Energia.

Deu para notar que temos as solu√ß√Ķes que voc√™ procura e especialistas para te ajudar a impulsionar ainda mais seu neg√≥cio, n√©?

N√£o deixe para depois! Entre em contato com nosso time e reimagine o futuro com mais liberdade e sustentabilidade!

 

Saiba mais sobre as oportunidades de ESG para sua empresa com a nossa série ESG no Comercast:
>> Energia renov√°vel fortalece jornada ESG
>> Empresas apostam na eficiência energética

>> A agenda ESG e o reflexo no mercado livre de energia 


 Quer saber mais sobre nossas solu√ß√Ķes? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formul√°rio abaixo e descubra como a Comerc Energia poder√° ajud√°-lo. Nossa equipe est√° pronta para orientar e guiar voc√™ no melhor e mais econ√īmico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável