Nesse texto ajudaremos a entender o funcionamento da sua fatura para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio.

No mercado regulado, a fatura de energia reflete o consumo mensal de eletricidade, sendo cobrada uma √ļnica vez no per√≠odo. 

J√° no ambiente livre, os consumidores possuem mais frentes de pagamentos e podem firmar acordos com um ou mais fornecedores de energia e, por isso, poder√£o administrar diferentes faturas ao longo do m√™s. 

√Č fundamental conhecer os detalhes da sua fatura de energia. Voc√™ sabe quais s√£o os pontos de aten√ß√£o dessa leitura?

Continue com a gente para entender melhor os itens que a comp√Ķem! 

Conheça os detalhes de uma fatura de energia elétrica

Conhecer sua fatura de energia vai muito além do valor e da data de vencimento. Existem vários detalhes que ajudam a analisar o perfil de consumo que sua empresa está adotando.

Basicamente, a conta de luz √© um meio de comunica√ß√£o entre voc√™ e sua distribuidora, que traz informa√ß√Ķes sobre os servi√ßos prestados e os valores de cada um deles. 

Mesmo com diferentes nomes ou posi√ß√Ķes, toda fatura deve apresentar dados exigidos pela Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica (Aneel).

Dentre eles, informa√ß√Ķes t√©cnicas como: seu c√≥digo de identifica√ß√£o na distribuidora, m√™s e ano de refer√™ncia do consumo, hist√≥rico de consumo, vencimento, dados da unidade consumidora e, √© claro, o valor total a pagar. 

S√£o esses os dados que servem como demonstrativo da energia consumida da rede el√©trica pelo estabelecimento e de todo o caminho da energia at√© chegar ao consumidor final. 

Al√©m dos dados apresentados acima, outros pontos precisam de aten√ß√£o, como os tributos e encargos, bandeiras tarif√°rias e tarifas embutidas. 

Vamos falar um pouco de cada item para facilitar a leitura e o entendimento dos detalhes. 

CLASSES DE TENSÃO

Um dos pilares que rege o funcionamento da cobran√ßa de energia el√©trica √© a modalidade tarif√°ria que √© considerada para a aplica√ß√£o das tarifas. Ou seja, √© um conjunto de taxas que se dividem em dois grupos e que se encaixam de acordo com o perfil de consumo. 

No Brasil, temos o Grupo A que abrange os grandes consumidores de alta tens√£o e o Grupo B voltado para os consumidores menores, geralmente resid√™ncias e lojas. 

Esse agrupamento permite determinar quais ser√£o as tarifas aplicadas na fatura de energia, atrelando o custo ao n√ļmero da UC (unidade consumidora) aos dados do consumidor titular (endere√ßo, CPF e CNPJ do consumidor). 

As empresas de distribui√ß√£o t√™m um forte papel dentro desse contexto tamb√©m, podendo ser p√ļblicas ou privadas, mas sempre reguladas pelo governo, que controla as tarifas e os pre√ßos da energia el√©trica. 

O sistema de distribui√ß√£o √© bastante ramificado, amplo, din√Ęmico e complexo, uma vez que precisa alcan√ßar toda a popula√ß√£o brasileira.

Mas quais s√£o as taxas que precisam de aten√ß√£o? Ao identificar o valor da sua fatura, voc√™ deve considerar que existem diversos tributos, encargos e tarifas embutidos, para chegar ao valor final. 

>> Ouça também nossos especialistas falando sobre o assunto:

 

TRIBUTOS E ENCARGOS

Dentre tributos e encargos cobrados na fatura de energia, est√£o inclusos: Programa de Integra√ß√£o Social (PIS) e Contribui√ß√£o para o Financiamento do Seguro Social (COFINS), s√£o tributos federais com cunho social que completam a renda para pagamentos feitos pelo governo. 

Também há o tributo estadual, que em geral é a alíquota mais alta por cada estado. Faz parte desse grupo o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Al√©m desses, existem ainda os tributos municipais, direcionados √† manuten√ß√£o da ilumina√ß√£o das √°reas p√ļblicas do munic√≠pio. Aqui podemos citar o tributo de Contribui√ß√£o para o Custeio do Servi√ßo de Ilumina√ß√£o P√ļblica (CIP/COSIP). 

Os encargos, por sua vez, existem para tornar poss√≠vel a implementa√ß√£o de projetos e a√ß√Ķes dentro do setor el√©trico brasileiro e representam aproximadamente 9% do valor da sua fatura e n√£o est√£o discretizados. 

tributos-encargos-aneel

Fonte: ANEEL

TARIFAS

Quando passamos a falar sobre tarifas nos aproximamos do processo de distribui√ß√£o de energia, cobran√ßa que existe para garantir que a energia chegue aos consumidores finais com qualidade. 

Essa manutenção é possível com a arrecadação da Tarifa pelo Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e da Tarifa de Energia (TE) que representam, respectivamente, o custo de distribuição das concessionárias e o valor cobrado dos clientes pelo serviço contratado.

Ou seja, o cálculo das tarifas é feito com base nos custos de geração de energia, transporte de energia e sobre os encargos e tributos estabelecidos.

No Mercado Livre, a Tarifa de Energia e encargos n√£o s√£o pagos para a distribuidora, tendo frentes de pagamento separadas para esta parcela.

BANDEIRAS TARIF√ĀRIAS

Todos esses pilares podem sofrer altera√ß√Ķes de acordo com a bandeira tarif√°ria vigente e, por consequ√™ncia, impactar o valor final da sua fatura de energia. 

Atualmente, existem quatro bandeiras que podem atuar nas faturas: bandeira verde, amarela, vermelha e escassez hídrica. Elas assumem o papel de alertar os clientes sobre o consumo de energia consciente e sobre os custos atuais da energia de acordo com os aspectos atuais de geração.

Já no Mercado Livre não há cobrança de bandeira tarifária.

#1 LinkedIn - VIDEO-1

 

√Č poss√≠vel economizar conhecendo melhor a fatura de energia?

A resposta √© sim! Entender sua fatura de energia, acompanhar seu hist√≥rico de consumo e atender √†s sinaliza√ß√Ķes pode te ajudar a adaptar as contrata√ß√Ķes e os gastos de acordo com a demanda. 

Quando os detalhes ficam claros durante a leitura da fatura, torna-se poss√≠vel enxergar o que est√° sendo cobrado, quais os per√≠odos de maior e menor consumo, assim como entender o comportamento da sua empresa ao longo do ano. 

>> Leia mais sobre gerenciamento de energia elétrica aqui.

Al√©m de ficar atento √† estrutura el√©trica do seu neg√≥cio, como manuten√ß√£o dos equipamentos, efici√™ncia e consumo dos aparelhos, sua conta pode anunciar diverg√™ncias e altera√ß√Ķes no consumo de energia. 

Por isso, fazer uma boa gest√£o de energia poder√° te trazer importantes resultados tanto a curto como longos prazos. 

Como traçar uma boa estratégia de economia para a sua empresa?

A Comerc Gest√£o vem buscando novas solu√ß√Ķes e investindo em projetos para aprimorar ainda mais a gest√£o de energia dos clientes. 

Temos ampla experiência e podemos fornecer toda a assessoria e suporte para ajudá-lo a gerir seus gastos com energia e se beneficiar de todas as vantagens que este segmento oferece a você ou ao seu negócio.

Entre em contato com os nossos especialistas da e descubra como economizar até 30% na sua fatura de energia, fazer sua análise de consumo e melhorar a previsibilidade orçamentária do seu empreendimento, aproveitando todos os benefícios do mercado livre de energia.

>> Entre em contato e converse com o nosso time! 

Quer saber mais sobre nossas solu√ß√Ķes? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formul√°rio abaixo e descubra como a Comerc Energia poder√° ajud√°-lo. Nossa equipe est√° pronta para orientar e guiar voc√™ no melhor e mais econ√īmico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável