A gestora e comercializadora Comerc Energia lançou o livro comemorativo “Energia, Parceira & Liberdade”, que celebra os 15 anos de atuação da companhia no mercado livre de energia elétrica brasileiro e que também relembra os principais fatos históricos que marcaram o surgimento e desenvolvimento deste mercado no país.

O livro, escrito em parceria com o jornalista especializado no setor elétrico Milton Leal, traz as memórias e opiniões de mais de 50 entrevistados, que incluem colaboradores da Comerc, acadêmicos, consumidores de energia e especialistas. A narrativa mostra como a história da Comerc e do desenvolvimento do mercado livre de energia no Brasil se mesclam.

São informados detalhes de como o processo de abertura dos mercados de energia nos Estados Unidos e na Europa influenciou a equipe do primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a criar, em 1996, um grupo de trabalho com o objetivo de reestruturar o setor elétrico brasileiro e dar mais liberdade aos agentes do mercado.

De acordo com o relato, o mercado livre de energia no Brasil só começou a ganhar corpo efetivamente no início do novo milênio, em decorrência do traumático episódio do “apagão” do setor elétrico, em 2001, quando o segundo governo de FHC precisou instituir um programa de racionalização do consumo de energia no país. A redução no consumo gerou, nos anos seguintes, uma grande sobra de energia no mercado que pôde ser aproveitada pelos primeiros consumidores livres de energia do país.

De 2001 até por volta de 2006, o livre mercado cresceu bastante no país e atraiu centenas de grandes empresas que buscavam redução nos custos com o insumo e também maior previsibilidade nos preços da energia, oferecida pelos contratos de longo prazo que eram firmados diretamente com as companhias geradoras. Nesta época, a Comerc ajudou vários clientes a realizarem o processo de migração para o mercado livre. A empresa foi pioneira no mercado ao criar os leilões reversos, que faziam as empresas geradoras disputarem a demanda dos consumidores e que resultaram em deságios bastante interessantes aos clientes.

No ano de 2008, contudo, um estresse nas curvas de oferta e demanda da energia provocou uma forte alta no preço spot da energia e houve uma série de problemas no mercado livre. O livro também traz os bastidores da polêmica Medida Provisória 579 assinada pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2012, que teve profundos impactos para os consumidores livres de energia do país.

O período de forte migração de consumidores de pequeno e médio portes para o mercado livre, que ocorreu em 2016 e 2017, também é relembrado no livro. Nestes dois anos, a Comerc Energia, que vivenciou um expressivo crescimento no número de clientes e colaboradores, foi eleita pela Revista Exame como a melhor empresa de energia do Brasil.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável