compartilhar

O Índice Setorial Comerc registra que o consumo de energia no mês de julho de 2014 foi 2,20% maior do que no mês anterior. Porém, no comparativo anual, houve queda de -2,15% no consumo de energia em relação a julho de 2013. O Índice Setorial Comerc avalia os dados de consumo de energia elétrica das 540 unidades sob nossa administração no mercado livre de energia.

Indice Setorial Comerc Consolidado

O Índice positivo para o consumo de energia de julho quebra a sequência negativa dos últimos quatro meses, com quedas registradas em junho (-3,33%), maio (-1,55%), abril (-0,35%) e março (-3,27%) em relação ao mês anterior. Uma possível explicação para este aumento é que o mês de julho teve três dias úteis a mais do que junho. Além disso, o consumo de energia observado em junho foi muito baixo, em virtude dos jogos da Copa do Mundo e as respectivas paradas, férias e folgas programadas no setor produtivo. Por outro lado, julho de 2014 teve o mesmo número de dias úteis de julho de 2013 e, neste comparativo, o consumo de energia no mercado livre caiu -2,15%. Esta queda pode estar associada também aos efeitos da Copa do Mundo e pela possibilidade de comercializar energia no mercado de curto prazo, onde os preços são atrativos e os ganhos, em alguns casos, maiores do que os produtivos.

O consumo de energia no comparativo com 2013 indica uma forte tendência de queda do consumo de energia e confirma a análise feita anteriormente sobre a redução da carga no setor produtivo, conforme apresentado na edição anterior do Panorama Semanal Comerc. A queda no consumo de energia segue pelo quinto mês consecutivo.

Indice Setorial Comerc Anual