O Índice Setorial Comerc revela que, em setembro de 2015, o consumo de energia no mercado livre registou aumento de 0,89% em relação ao mês anterior. Contudo, no comparativo anual, o consumo de energia caiu -5,72% em relação a setembro de 2014. Importante observar que o mês de setembro de 2015 teve a mesma quantidade de dias úteis do que o precedente, agosto de 2015, e, ainda assim, registrou um índice de consumo de energia superior no comparativo mensal. Por outro lado, na base comparativa anual, o mês de setembro de 2015 teve um dia útil a menos que o mesmo período de 2014, o que pode causar distorções neste comparativo.

Fonte: Estudos Comerc

Fonte: Estudos Comerc

Observando-se o histórico do consumo de energia ano a ano (abaixo), em que a influência de possíveis sazonalidades é reduzida, o consumo de energia em 2015 segue abaixo dos patamares de 2014. Em setembro, registrou-se a nona queda consecutiva do consumo de energia no mercado livre, com -5,72%. A queda contínua está relacionada à menor demanda industrial, devido ao desaquecimento da economia. Segundo o boletim Resenha, edição 96, tal resultado é “fortemente influenciado pelo desempenho da classe industrial, que registrou a décima oitava queda consecutiva e a maior no ano até aqui”, informa o boletim.

Fonte: Estudos Comerc

Fonte: Estudos Comerc

Comparativo setorial

No comparativo setorial mensal, destaque para o setor de Alimentos, que aumentou em 3,69% o seu consumo de energia em relação a agosto deste ano, seguido pelo setor de Embalagens (3,01%). Por outro lado, as maiores quedas do consumo de energia foram nos setores Higiene e Limpeza (-2,91%), Siderurgia e Metalurgia (-2,76%) e Veículos e Autopeças (-2,55%).

No comparativo anual, em que os efeitos da sazonalidade são reduzidos, todos os setores apresentaram retração do consumo de energia. As maiores quedas ocorreram nos setores nos setores de Veículos e Autopeças (-15,59%), Material de Construção Civil (-14,33%) e Siderurgia e Metalurgia (-13,28%).

Fonte: estudos Comerc

Fonte: estudos Comerc

Fonte: Estudos Comerc

Fonte: Estudos Comerc

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável