Economia e previsibilidade são só algumas das vantagens que o mercado livre de energia oferece aos seus clientes e, por isso, vêm atraindo cada vez mais empresários que buscam maneiras de fazer uma boa gestão deste recurso.

Mesmo afirmado como um ambiente seguro de negociação, o mercado livre por si só não é garantia de ótimos resultados. Os consumidores perceberam ao longo do tempo que existem pontos fundamentais que merecem atenção para garantir a otimização dos resultados.

Neste contexto, destacou-se a import√Ęncia de uma boa gest√£o de energia, que ajude os empres√°rios a se adaptarem diante das vari√°veis do mercado e entenderem os detalhes legais e operacionais do mercado livre.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo respostas para uma pergunta importante e frequente entre nossos clientes: Por que é tão importante investir em uma gestão eficiente de energia?

Gerenciamento de Energia

O gerenciamento de energia é um mecanismo de análise de dados que permite acompanhar o comportamento de consumo da empresa.

Com informa√ß√Ķes precisas sobre a demanda, utiliza√ß√£o do recurso e funcionamento dos equipamentos, os gestores s√£o capazes de direcionar as contrata√ß√Ķes e pr√°ticas para melhorar o desempenho energ√©tico da empresa.

√Č muito importante, portanto, monitorar de perto os processos e estar atento aos resultados, a fim de trazer melhorias funcionais para a gest√£o do seu neg√≥cio.

Tecnologias, práticas e estratégias são projetadas para ajudar os gestores a reduzirem o consumo e os custos com energia, sem que isso afete o potencial de produção das empresas.

Antes da Migração

Ainda como clientes do Ambiente de Comercialização Regulada (ACR), os consumidores se sustentam em possibilidades limitadas de contrato.

Estas, normalmente, s√£o gerenciadas pela distribuidora da regi√£o e n√£o permitem aos clientes negocia√ß√Ķes de montantes e prazos. √Č um processo mais simples, por√©m mais engessado e que geram mais custos ao longo do tempo.

√Č analisando um destes contratos, que o cliente poder√° entender qual o prazo ideal para migra√ß√£o ao Ambiente de Comercializa√ß√£o Livre (ACL). Neste momento, √© importante estar amparado por uma equipe especialista neste processo, para entender se o ACL ser√° realmente vi√°vel para voc√™.

Se seu empreendimento preencher os requisitos, chegará o momento de estudar a parte burocrática do ACL, e para isso é interessante contar com uma gestora especializada no assunto para evitar movimentos incorretos, que possam prejudicar o processo de migração.

No processo de contratação de energia, a gestora de energia ajudará no processo de avaliação de fornecedores e contratos, de acordo com a demanda necessária e a fonte mais favorável para seu perfil de consumo.

Após apurar quais estratégias de contratação se encaixam melhor com a demanda do seu negócio, você precisará montar um cronograma para a migração, para que o funcionamento da sua empresa não sofra nenhuma interrupção.

Com o planejamento conclu√≠do, voc√™ dever√° solicitar a ades√£o √† C√Ęmara de Comercializa√ß√£o de Energia El√©trica (CCEE). S√≥ depois da efetiva√ß√£o, voc√™ estar√° pronto para se tornar um consumidor do ACL.

gerenciamento-de-energia-comerc

Depois da Migração

Depois da migra√ß√£o para o ACL, os pontos de aten√ß√£o s√£o outros. Voc√™ dever√° estar atento √†s oscila√ß√Ķes do mercado e √†s orienta√ß√Ķes da CCEE, para que sua empresa n√£o sofra com quest√Ķes t√©cnicas, legais ou financeiras.

Sua gestora irá analisar os relatórios mensais emitidos pela CCEE e ajustar o quadro de custos da sua empresa, respeitando os pagamentos de cada serviço.

No ACL, distribui√ß√£o de energia e energia s√£o supridas por diferentes agentes, e os valores s√£o pagos separadamente. √Č necess√°rio que se tenha uma boa gest√£o de cada parte do processo, para n√£o perder prazos ou condi√ß√Ķes exclusivas.

O sucesso neste ambiente depende diretamente do gerenciamento do recurso contratado. A liberdade de negociar com os fornecedores no mercado livre caminha por uma linha t√™nue, que pode te levar a um √≥timo e econ√īmico neg√≥cio ou n√£o trazer vantagens como o esperado.

Por esse motivo, é quase indispensável a consulta de gestores que elaborem um bom plano de migração, de acordo com o protocolo de funcionamento do ACL, para que realmente valha a pena, sem que você se exponha a riscos.

E não é somente no momento de transição que uma gestão eficiente faz diferença. O mercado livre é uma tendência, e o seu caminho neste ambiente será como um filme, com vários capítulos e nuances. Ter uma equipe especializada lhe acompanhando neste processo, levará a maior economia e bons resultados no longo prazo.

 

>> Saiba mais sobre Gerenciamento de Energia no Mercado Livre com nossos especialistas no Comercast:

 

Cálculo do preço

Sabemos dos fatores que influenciam o pre√ßo final da energia el√©trica. A situa√ß√£o econ√īmica em curto e m√©dio prazo, disponibilidade de recursos e perspectivas futuras de mercado balizam os c√°lculos de pre√ßos de longo prazo.

Já para a precificação horária do custo de energia no país, impactam os cenários de oferta x demanda. O ONS tem um papel fundamental nesta precificação da energia horária, e A CCEE divulga ao final de cada mês uma média ponderada destes valores em cada hora do mês, o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

- Por que fazer o gerenciamento energético e quais os benefícios de otimizar a gestão de energia no mercado livre?

Um bom gerenciamento energético é peça chave para a otimização dos resultados dentro mercado livre.

Além da apuração de dados e análise de mercado, a gestão deste recurso permite a execução de outras estratégias de condução para seu negócio, que podem trazer benefícios que vão além da economia.

O mercado livre de energia oferece flexibilidade de contrata√ß√£o, mas tamb√©m opera com grande volatilidade. Por isso, contar com uma gestora especializada garante precis√£o de informa√ß√Ķes e pr√°ticas que se adequem ao perfil de consumo da sua empresa.

√Č necess√°rio acompanhar de perto o mercado de energia brasileiro, as atualiza√ß√Ķes sobre a gera√ß√£o de energia, as fontes de energia com mais potencial, o fechamento do valor do PLD entre outras quest√Ķes processuais que exigem uma boa gest√£o.

Nós sabemos o quão difícil pode ser administrar uma empresa e ter que pensar em todos estes detalhes ao mesmo tempo. Um conselho para nossos clientes, nesses casos, é investir em uma gestão de energia inteligente para seu negócio.

Reduzir os riscos, maximizar o rendimento e economizar dinheiro estão entre os benefícios de otimizar a gestão de energia. Podemos citar também:

  • Proximidade do processo: visualizar os resultados das negocia√ß√Ķes de compra de energia da sua empresa e avaliar os contratos de acordo com o rendimento e economia mostrados pelos relat√≥rios t√©cnicos mensais que devem ser disponibilizados pela sua gestora;
  • Boas possibilidades de investimentos sustent√°veis: o mercado livre de energia √© um bom ambiente para investir em novas tecnologias ou pr√°ticas inovadoras, envolvendo o fortalecimento de fontes renov√°veis;
  • Monitoramento da ades√£o: suporte processual de ades√£o e perman√™ncia como agente da CCEE, obedecendo as condi√ß√Ķes solicitadas;
  • Combate √†s mudan√ßas clim√°ticas: sua empresa pode se aproximar dos conceitos ESG (Environmental, social and Governance), ou seja, considerar fatores socioambientais e promover a√ß√Ķes de combate √†s mudan√ßas clim√°ticas, atraindo mais investidores e incentivando um consumo sustent√°vel dos insumos;
  • Adaptabilidade: Com uma boa gest√£o de recursos √© poss√≠vel adaptar suas unidades para balancear os pontos de acordo com as demandas dos per√≠odos. Estando ciente dos dados de funcionamento da sua empresa, voc√™ saber√° onde pode ou n√£o fazer ajustes.

Estes são só alguns pontos que se destacam em uma gestão eficiente de energia e que podem trazer ótimos resultados estando no mercado livre de energia.

>> Ou√ßa a Luisa Valentim, diretora de ESG e Energia da Scala Data Center, falando sobre a import√Ęncia das pr√°ticas ESG para empresas no Comercast:

 

Competitividade nas empresas

Outro ponto interessante que se destaca dentro do mercado livre é o aumento da competitividade entre as empresas. Este fato se explica pela grande flexibilidade e abertura dentro do ACL, que torna possível diferentes tipos de contrato.

√Č um cen√°rio onde cada a√ß√£o representa um investimento, seja em estrat√©gias, tecnologias ou meios de contrata√ß√£o. Bons resultados s√£o alcan√ßados com boas a√ß√Ķes, que normalmente s√£o identificadas com uma gest√£o eficaz.

Ou seja, se você faz um bom gerenciamento, terá mais segurança no momento de tomar uma decisão, o que trará bons resultados, fazendo você evidenciar seu serviço ou produto no mercado.

A gestão eficiente está imersa na mais sutil das práticas, refletindo diretamente na produtividade da sua empresa. Você saberá aproveitar as oportunidades e trazer mais estabilidade para suas despesas, mesmo em um ambiente mutável.

O consumo de energia elétrica é perfeitamente controlável, desde que seja monitorado com base em estudos e análises constantes. Nossos especialistas também abordaram o tema no Comercast: Ouça agora nosso episódio sobre como fazer uma gestão de energia eficiente!

 

Comerc Gestão: Uma gestão de energia inteligente com dados e eficiência

Com gestores profissionais, nossa consultoria e suporte vai buscar conhecer seu neg√≥cio para trazer as melhores solu√ß√Ķes e tornar as vantagens citadas, uma realidade para sua gest√£o.

Primeiramente, descubra com o time de especialistas da Comerc Gest√£o se sua empresa pode migrar para o mercado livre.

Em seguida, estude os melhores caminhos para potencializar sua produção. Depois, você se sentirá seguro com um acompanhamento de dados preciso e eficiente.

A Comerc pensa no futuro, com inovação e sustentabilidade. Nossa equipe oferece uma assessoria completa para uma migração segura e uma gestão forte e efetiva.

São mais de 21 anos de experiência no mercado que comprovam que com um trabalho eficiente é possível alcançar ótimos resultados em prazos de tempo surpreendentes.

N√£o perca tempo!  Converse com nosso time e venha tornar sua gest√£o ainda mais eficiente.

Quer saber mais sobre nossas solu√ß√Ķes? Fale com nossos especialistas!

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável