compartilhar

Saiba como obter o seu I-REC e quais os benefícios do certificado de energia renovável que comprova a geração e o consumo de energia renovável por empresas e empreendimentos.

 

No dia 10 de dezembro de 2020, a Comerc promoveu o webinário online "I-REC e o passo a passo para obtê-lo", no qual abordou a metodologia, as vantagens, o melhor momento e valores para obter um certificado de energia renovável. Confira abaixo mais informações sobre o assunto e aproveite para assistir a íntegra do webinário clicando aqui.

 

Entenda o I-REC

O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita comercializar, emitir e transferir certificados de energia renovável após passar por um criterioso processo de verificação. No Brasil, o Instituto Totum é o órgão emissor local e representante do I-REC Standard no país.

 

Quem pode se beneficiar com o I-REC e qual a sua finalidade?

Em resumo, um certificado de energia renovável serve para o consumidor comprovar que a origem da energia que consome é proveniente de fontes renováveis, como: energia solar, eólica, biomassa e hidráulica.

Empresas que têm metas de gestão sustentável, por exemplo, podem compensar suas emissões de gases efeito estufa consumindo energia a partir de fontes limpas. Esse tipo de consumo também faz parte da estratégia dos prédios verdes, que possuem várias técnicas para reduzir seu impacto ambiental. Nos dois casos, são os certificados de energia renovável que comprovam a origem dos atributos sustentáveis da energia que consomem.

O I-REC segue as mesmas políticas e diretrizes exigidas pelos grandes compradores mundiais e garante a padronização dos critérios para emissão dos certificados em todo o mundo. Dessa forma, contribui para empresas multinacionais comprarem energia com um padrão único, mesmo em regiões diferentes.

Entre em contato com a Comerc para obter o certificado de energia renovável para a sua empresa.

Certificado I-REC. Quer saber como obter o seu I-REC

 

Como funciona?

Uma empresa consumidora pode adquirir Certificados de Energia Renovável (REC) na mesma quantidade da energia que consome, comprovando sua origem. Cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável: 1 REC = 1 megawatt hora, o que equivale a 1000 quilowatts hora de energia renovável.

Uma vez que um certificado é aposentado para uma empresa, a quantidade de I-RECs e seus atributos oriundos da geração renovável, tornam-se indisponíveis e não podem mais ser comercializados, portanto evita dupla contagem. A partir desse certificado, o consumidor pode fazer um documento confiável e transparente que comprova a compra da energia renovável.

 

Benefícios

Empresas estão sendo cada vez mais cobradas pela sociedade, sejam clientes, investidores ou outros stakeholders, para terem uma estratégia de boas práticas relacionadas ao meio ambiente, sociedade e governança.

Entre outros, os principais benefícios de obter o certificado para a sua empresa são:

  • Certificação global, auditada e segura;
  • Rastreabilidade do gerador, sem chance de dupla contagem;
  • Emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia podem ser zeradas;
  • Metodologia do GHG Protocol Escopo 2 - mais utilizadas para contabilizar os gases de efeito estufa;
  • Incentivo a uma matriz energética mais limpa;
  • Ganho em reputação e imagem pela comprovação de preocupação com gestão responsável.

 

Como obter e negociar um certificado de energia renovável?

Qualquer empresa pode obter um certificado de energia renovável. Hoje, os certificados são requisitados principalmente por organizações que reportam suas emissões de gases de efeito estufa, que buscam transparência em sua gestão e relacionamento com stakeholders, e que divulgam relatórios de sustentabilidade.

A Comerc Trading, que é uma comercializadora habilitada para fazer a transação de I-RECs, pode ajudar a sua empresa nesse processo - que é bastante simples.

Se você quer obter o Certificado I-REC para a sua empresa, clique no botão abaixo e deixe o seu contato. Um de nossos especialistas entrará em contato com você.

 

Certificado I-REC. Quer saber como obter o seu I-REC

 

Existem duas formas de negociação de um certificado de energia renovável:

  1. Contratar o certificado no mesmo momento que está contratando a energia elétrica;
  2. Adquirir de forma retroativa.

A mais recomendada é a segunda forma, pois diminui o risco de contratar um volume diferente do que será utilizado. O sistema permite a emissão do certificado até maio do ano seguinte ao consumo. Ou seja, até maio de 2021, é possível emitir os certificados referentes a 2020.

O melhor momento para negociar a aquisição de um certificado fica entre os meses de novembro e fevereiro, pois já é possível mensurar o consumo do ano e projetar o fim do ano com boa precisão.

Os valores podem variar de R$ 1,50 a R$ 5,00 por cada REC (1 megawatt hora) de acordo com o tipo de geração de energia, mas é um ponto que deve ser negociado pelos dois lados para atender melhor às necessidades de cada um.

Entre em contato com a Comerc para obter o certificado de energia renovável para a sua empresa.

 

Certificado I-REC. Quer saber como obter o seu I-REC