O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a Comerc a importar energia da Argentina e Uruguai, para 2018, se chegarmos a uma situação crítica nas hidrelétricas devido à falta de chuvas nos níveis dos reservatórios.

Caso esse cenário ocorra, essa importação permitirá a Comerc contribuir para a segurança energética do país e com possibilidade de reduzir o custo da conta de luz, tanto do consumidor livre quanto do cativo. Além de evitar o despacho térmico de energia no país, a importação também permite expandir a negociação entre os países vizinhos, dado que a comercialização será destinada ao Mercado de Curto Prazo (MCP).

Como irá funcionar?

Uma vez identificada a necessidade de importar energia, a Comerc poderá comprar energia elétrica de diferentes geradores da Argentina ou do Uruguai. Uma vez que esse montante é autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), a energia poderá ser trazida para o Brasil valorada ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) vigente.

Na Argentina, a importação deverá acontecer por meio das Estações Conversoras de Garabi I e II, em Garruchos (RS). No Uruguai, a transmissão ocorrerá pelas Estações de Rivera e de Melo, localizadas na fronteira com o Brasil.

A autorização tem prazo de um ano e vence em 31/12/18.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável