Em Santa Catarina, a Comerc Energia tem 190 clientes – somando 238 unidades consumidoras de energia. Só em 2017, eles economizaram R$ 350 milhões em relação ao que pagariam se ainda estivessem no mercado cativo.

No ano passado, a nossa base de clientes no estado cresceu 10%, muito acima do ritmo de crescimento registrado pela economia de Santa Catarina. Entre janeiro e novembro de 2017, o PIB local cresceu 4,3% com relação ao mesmo período de 2016, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR – SC).

E a nossa expansão no estado continua. Outras 53 unidades consumidoras já fecharam contrato com a Comerc e migrarão para o mercado livre até 2020, em diferentes momentos.

“O estado tem grande relevância para a Comerc Energia, desde 2003, quando conquistamos o nosso primeiro cliente local. Hoje, perto de um quarto dos nossos clientes estão em Santa Catarina, ainda que o PIB do estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tenha tido, em 2015, uma participação de 4,2% na produção nacional. Ou seja, proporcionalmente, o peso de nossos clientes catarinenses é enorme”, compara Luiz Octavio Vilela de Andrade, vice-presidente da Comerc e responsável pelo escritório no estado, hoje com 28 colaboradores.

Nossa presença em Santa Catarina

Luiz Octavio também ressalta que a carga total consumida pelo estado – incluindo consumidores livres e cativos – é próxima de 3.200 MW. Segundo o executivo, a Comerc já é responsável por gerenciar 45% da carga do mercado livre e 14% da carga total.

“Ou seja, de cada 7MW consumidos em Santa Catarina, um é gerenciado pela Comerc”, conta. E o perfil dos nossos clientes varia muito na região: “atendemos empresas de todos os tamanhos e inúmeros setores. Temos empresas com demanda de 0,5 MW, que é o mínimo para poder migrar para o mercado livre, e também temos indústrias com mais de 40 MW”, explica Luiz.

A nossa maior concentração de clientes do estado está no Vale do Itajaí, onde estão 42 unidades consumidoras com 34 MW médios de consumo. Em seguida, vem a região de Joinville, com 30 unidades (76,5 MW médios). A terceira posição fica com Joaçaba, 26 unidades com 53,8 MW médios, e Criciúma, 21 unidades com 33,6 MW médios.

Ao longo dos 15 anos da nossa presença no estado, participamos da migração de empresas de materiais de construção, indústrias têxteis e de couro, plásticos e borrachas, siderurgia, metalurgia, mineração, equipamentos eletrônicos, indústria moveleira e serviços em gerais. 

No Brasil, a Comerc Energia é responsável pela gestão de 15% do consumo no mercado livre. Contamos com mais de 200 especialistas e 7 escritórios no país. Só em 2017, nossos clientes economizaram 22% sobre a conta de energia, totalizando R$ 1,79 bilhão

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável