Aqui vamos falar sobre as vantagens das Cidades Inteligentes, que j√° s√£o uma realidade ao redor do mundo.

 

Imagine viver em cidades como as dos filmes futuristas, mergulhado em tecnologia, com sistemas inteligentes, capazes de trazer eficiência operacional e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Esse cen√°rio vem se tornando realidade em muitos pa√≠ses, e os investimentos no que conhecemos por ‚Äúcidades inteligentes‚ÄĚ cresce ao passo que nossa popula√ß√£o se expande e a ci√™ncia se desenvolve, incluindo pilares que v√£o al√©m da sustentabilidade, a proposta das Smart Cities √© garantir um novo estilo de vida da popula√ß√£o dos grandes centros urbanos.

As grandes potências mundiais já apostam nessa perspectiva como sendo a solução para o futuro do planeta. Saiba mais sobre essas cidades com a Comerc Energia!

 

Você sabe o que são as Cidades Inteligentes e quais são suas vantagens?

 

Entender o funcionamento das Cidades Inteligentes pode ser um trabalho complexo. Envolve uma série de novos sistemas que, juntos, estabelecem uma rede tecnológica capaz de impulsionar a modernização em prol do progresso social e ambiental.

√Č not√≥rio o desordenado crescimento das cidades durante a maior parte da hist√≥ria do nosso desenvolvimento social. As na√ß√Ķes buscavam apenas crescimento econ√īmico, sem mensurar o qu√£o prejudicial esse avan√ßo seria para a sa√ļde do planeta.

Com o passar dos anos e com cientistas e estudiosos enaltecendo a import√Ęncia de se falar sobre o tema, a preserva√ß√£o do Meio Ambiente se tornou um dever da popula√ß√£o.

As grandes cidades precisavam encontrar solu√ß√Ķes sustent√°veis para continuar se desenvolvendo, usando a tecnologia para simetrizar os sistemas e reduzir o impacto ambiental ao m√≠nimo, se n√£o ao zero.

Adaptar uma cidade envolve estabelecer novos padr√Ķes de atua√ß√£o dentro do sistema, que reflete no transporte, no abastecimento, na estrutura√ß√£o dos espa√ßos, log√≠stica de integra√ß√£o e na efici√™ncia energ√©tica necess√°ria para otimizar o desenvolvimento urbano.

>> Leia tamb√©m sobre  Efici√™ncia Energ√©tica aqui.

As cidades inteligentes s√£o, por defini√ß√£o, aquelas que usam a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento social e econ√īmico e que investem em impulsionadores tecnol√≥gicos de forma multissetorial e sustent√°vel.

O principal objetivo √© adotar uma gest√£o inteligente dos recursos energ√©ticos e promover melhorias na qualidade de vida da popula√ß√£o, sem que isso interfira na sa√ļde do meio ambiente.

Uma série de sistemas e equipamentos criados com tecnologia da informação e comunicação (TIC) trabalham com gestão de dados em função da integração e eficiência da infraestrutura da cidade, e ajudam a transformar as zonas urbanas em espaços sustentáveis.

Mercado_de_Energia_Comerc

 

Quais são as principais características de uma Cidade Inteligente?

Para ser considerada ‚Äúinteligente‚ÄĚ, uma cidade precisa investir principalmente em tecnologia, infraestrutura, efici√™ncia energ√©tica, recursos e desenvolvimento social.

Parece óbvio, mas todo o sistema deve estar integrado com a melhor das tecnologias para garantir o bem-estar das pessoas e o pleno funcionamento dos serviços.

Podemos citar algumas das estrat√©gias adotadas pelas cidades inteligentes, encontradas principalmente em pa√≠ses da Europa, Am√©rica do Norte e √Āsia:

 

  • Economia Circular

A economia circular é uma estratégia de gerenciamento da produção e do descarte, que estabelece maneiras de potencializar o processo de reciclagem de materiais e de recuperação energética.

Isso ocorre principalmente com a melhor separação dos resíduos antes da reciclagem e a tecnológica coleta de lixo, criando um sistema ecologicamente eficiente.

Ao investir nesse setor, reduzimos o grande problema da coleta seletiva que acompanha diversos pa√≠ses. √Č tornar nosso consumo eficiente e otimizar o processo de recolhimento do lixo urbano.

 

  • Redu√ß√£o de custos

Dentre os pilares fundamentais para se tornar uma Cidade Inteligente, est√° investir em sustentabilidade. Desde a√ß√Ķes mais comuns como limpeza dos ambientes, descarte correto do lixo, uso consciente da √°gua, cuidado com a natureza, at√© projetos que envolvam a constru√ß√£o de equipamentos com materiais reciclados, por exemplo.

Existem diferentes a√ß√Ķes que n√£o s√£o aplicadas continuamente e acabam se perdendo em processos mais f√°ceis. √Āreas como sa√ļde, mobilidade e tecnologia andam em paralelo com o meio ambiente, pois √© sabido que um tema est√° diretamente relacionado a outro.

Pois ent√£o, imagine esses setores investindo em a√ß√Ķes socioambientais e aplicando esses conceitos na gest√£o das cidades‚Ķ parece uma ideia para o futuro, certo?

Felizmente, j√° existem cidades que investem no processamento do lixo urbano, reduzindo a polui√ß√£o e preservando os len√ß√≥is fre√°ticos do ac√ļmulo de res√≠duos nos locais onde o lixo √© descarregado diretamente no solo.

Esse é só um exemplo das diversas possibilidades socioambientais que fortalecem o sistema das cidades e garantem um avanço menos agressivo ao ambiente.

>> Saiba mais sobre práticas para reduzir custos com energia. Ouça agora!

 

  • Plano Municipal de Saneamento B√°sico Eficiente

As cidades do futuro precisam encontrar maneiras de melhorar consideravelmente o sistema de saneamento básico, que é ponto fundamental para a qualidade de vida da população.

O desafio de tornar o processo menos poluente, existente em vários países, acontece devido ao aumento acelerado da população que vive em áreas urbanas.

A√ß√Ķes envolvendo o saneamento b√°sico presentes nas Smart Cities podem ser: coletar adequadamente os res√≠duos s√≥lidos, destinar essa coleta de forma correta e investir em tecnologias que ajudem a identificar poss√≠veis diverg√™ncias na distribui√ß√£o de √°gua.

A coleta de dados nesse caso √© extremamente importante para acompanhar o funcionamento e impedir que o sistema falhe. Esse foco j√° reduz consideravelmente o impacto das cidades no panorama geral.

Um passo administrativo importante para efetivar essas mudanças é adotar um Plano Municipal de Saneamento Básico Eficiente e garantir a aplicação do que for determinado nele.

 

  • Ilumina√ß√£o P√ļblica Eficiente

Um ponto que influencia muito o desenvolvimento inteligente das cidades √© a adapta√ß√£o da estrutura p√ļblica, o que inclui por exemplo, a adequa√ß√£o da ilumina√ß√£o dos espa√ßos.

Pensando em efici√™ncia energ√©tica, a troca das l√Ęmpadas comuns por luzes de LED inteligente √© essencial para ajustar o funcionamento √†s condi√ß√Ķes de ilumina√ß√£o natural, para que fiquem ligadas apenas quando realmente for necess√°rio.

A troca visa reduzir os gastos com energia, adequar o funcionamento e tornar as cidades mais seguras, com postes de luz mais potentes e que gastam menos energia.

iluminacao-publica-comerc-energia

 

Quais s√£o as vantagens das Cidades Inteligentes?

Ao investir em cidades mais sustent√°veis e tecnol√≥gicas, uma sequ√™ncia de melhorias acompanha o novo padr√£o adotado. As cidades passam por aprimoramentos em diferentes setores, como o de mobilidade e transporte p√ļblico, sa√ļde, setor econ√īmico e de log√≠stica urbana.

A moderniza√ß√£o junto a efici√™ncia energ√©tica impulsiona a constru√ß√£o de cidades onde o transporte p√ļblico √© integrado e menos poluente, onde a reciclagem √© fundamental para a economia e a rede de comunica√ß√£o garante uma √≥tima base de dados sobre o funcionamento da cidade.

O monitoramento inteligente é mais uma vantagem encontrada nas Smart Cities, onde é possível fazer uma gestão eficaz dos recursos e serviços e investir na integração com a Internet das Coisas (IoT) para um controle mais eficiente dos sistemas da cidade.

Essas e outras adapta√ß√Ķes levam tempo, investimentos e precisam de uma boa administra√ß√£o. Mas os benef√≠cios fazem com que essas transforma√ß√Ķes sejam extremamente vantajosas para o nosso futuro.

Além disso, as Cidades Inteligentes entraram no radar de grandes investidores e são interessantes para diferentes empresários, o que traz vantagens para a economia da cidade.

>> No nosso Comercast, também falamos sobre eficiência energética. Ouça agora!

 


Qual é a relação entre cidades inteligentes e planejamento urbano?

Uma cidade bem planejada é capaz de atender a população e garantir um funcionamento equilibrado e menos prejudicial ao ambiente.

As cidades inteligentes precisam de um bom planejamento para coordenar o desenvolvimento das cidades, imersas em novos sistemas tecnológicos. Caso contrário, poderá ser um investimento perdido.

O conjunto de a√ß√Ķes estruturais e administrativas serve para guiar a execu√ß√£o dos inovadores pilares esperados de uma cidade sustent√°vel.

Os grandes centros urbanos lidam com diferentes contextos e precisam saber administrar as inova√ß√Ķes para que as melhorias alcancem diferentes grupos e espa√ßos.

Só assim, será possível afirmar que a cidade funciona de forma inteligente e sustentável.

 

Existem cidades inteligentes no Brasil?

Existem cidades que já buscam aplicar algumas frentes ligadas a Smart City no Brasil! Elas fazem parte do grupo de cidades que utilizam a tecnologia a favor do bem-estar e otimização dos espaços.

Podemos citar Curitiba e Salvador, que j√° possuem bons sistemas de mobilidade urbana e que refletem positivamente na redu√ß√£o da emiss√£o de g√°s carb√īnico na atmosfera.

A coleta de lixo inteligente j√° pode ser vista em funcionamento em S√£o Gon√ßalo do Amarante, Cear√°, al√©m de outras adapta√ß√Ķes estruturais pensadas no reaproveitamento da √°gua das chuvas.

Uma cidade que se destacou no √ļltimo ranking foi Uberl√Ęndia, em Minas Gerais, que apresentou um √≥timo planejamento urbano e sistemas eficientes que incluem melhoramento da ilumina√ß√£o e sinaliza√ß√£o p√ļblica, seguran√ßa na rede, monitoramento dos bueiros, entre outras modifica√ß√Ķes.

Com isso, podemos atrair investidores, reduzir o impacto ambiental, diminuir o crescimento desordenado dos centros urbanos e estabelecer um equil√≠brio econ√īmico e social que traga bem-estar √† popula√ß√£o.

Nós, da Comerc Gestão, estamos sempre atentos aos movimentos do setor e as novidades que chegam para aprimorar os sistemas.

Pensando no gerenciamento do seu neg√≥cio, estudamos diferentes solu√ß√Ķes de efici√™ncia energ√©tica para encontrar a melhor forma de impulsionar a evolu√ß√£o do seu empreendimento.

Entre em contato com no nosso time e garanta ótimos resultados de investimentos e adaptação sustentável.


Como a Comerc Energia pode ajudar a sua empresa a economizar?

E a√≠? Voc√™ leu, mas n√£o sabe por onde come√ßar? √Č por isso que n√≥s, da Comerc, nos especializamos na gest√£o de energia e podemos te auxiliar em todo o processo.

Com nossa equipe, voc√™ tomar√° as melhores decis√Ķes e otimizar√° seus resultados.

 

Quer saber mais sobre nossas solu√ß√Ķes? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formul√°rio abaixo e descubra como a Comerc Energia poder√° ajud√°-lo. Nossa equipe est√° pronta para orientar e guiar voc√™ no melhor e mais econ√īmico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável