Destaque

Sinais de recuperação no consumo do mercado livre de energia

Por Comerc Energia 17/08/2020

Compartilhar

Sinais de recuperação no consumo do mercado livre de energia

Por Comerc Energia 17/08/2020

Junho registrou aumento do consumo de energia dos consumidores do mercado livre

O mercado livre de energia registrou, em junho, uma recuperação no consumo dos seus consumidores. Esse movimento está relacionado à flexibilização das medidas preventivas ao novo coronavírus, que desencadearam uma desaceleração econômica percebida principalmente por indústrias e comércios.

Abaixo, montamos um gráfico (em MWm) que compara o consumo de energia do ambiente livre registrado em 2019 (linha laranja) ao registrado em 2020 (linha azul) nos mesmos períodos e a curva ascendente de maio para junho.

Fonte: CCEE; Elaboração: Comerc Energia

Em nossa série Comerc Convida, nossos clientes compartilharam as suas experiências e aprendizados diante da pandemia, com a redução de produção e receita.

São entrevistas com diferentes setores, incluindo os mais afetados pela pandemia como setor automotivo, têxtil e varejista.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo do ambiente livre subiu 2%, enquanto o mercado regulado apresentou queda de 2%.

Os setores mais afetados foram a indústria automotiva (-17%), serviços (-22%), transportes (-13%) e têxtil (-7%).

Um outro fator que contribui para esse cenário é o aumento de unidades consumidoras nesse ambiente de contratação.

Em maio desse ano, o mercado livre de energia elétrica somava 7.689 consumidores habilitados para negociação. O número é 23% maior do que o registrado em maio de 2019, quando estavam registrados 6.255 consumidores.

Leia também:

0 Comentários