Destaque

O que são os derivativos de energia?

Por Comerc Energia 03/08/2020

Compartilhar

O que são os derivativos de energia?

Por Comerc Energia 03/08/2020

Ainda em agosto, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia lançará a plataforma para negociar derivativos de energia. Movimento mostra amadurecimento do setor.

Ainda em agosto, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) deve lançar a plataforma para negociação de derivativos de energia.

O principal objetivo desse novo produto é aumentar a segurança e liquidez para as operações do mercado livre de energia. Esse movimento atrairá ainda mais investidores para o setor elétrico, uma vez que os riscos para o comprador e para o vendedor diminuirão.

Mas afinal, o que são derivativos de energia?

Em sua definição, derivativos são contratos financeiros que derivam de um ativo (índice, preço, câmbio). A operação já é comum no mercado financeiro, aproximando ainda mais os mercados e players.

Com esse produto, compradores e vendedores firmarão compromissos que garantam que o preço negociado não mude durante o período do contrato. Em um mercado em que os preços oscilam com frequência por conta de fatores externos (como a chuva e previsão do tempo), essa será uma ferramenta muito importante para a comercialização da energia e amadurecimento do setor.

Hoje, a compra e venda de energia acontecem no mundo físico. A empresa compra a quantidade de megawatts que precisa e recebe essa quantidade de energia. Com os derivativos, a energia será mais parecida com outros mercados de commodities, como petróleo. Serão transações puramente financeiras, como já acontece nos EUA e na Europa.

O consumidor de energia enxergará essa mudança e seus benefícios com o tempo, uma vez que as comercializadoras terão mais condições para negociar e ter preços mais competitivos. Elas serão agentes importantes nesse movimento, tendo mais controle de todas as operações e repassando essa segurança ao consumidor da energia.

Quer entender mais sobre esse assunto? Ouça o episódio do Comercast, com Daniel Marrocos, da Newcom Energia, e Juliano Castro, da Comerc Trading.

0 Comentários