Definitivamente, em 2018 o destaque estará com o setor de energia e transporte limpos, segundo análise da Bloomberg New Energy Finance que mostra a queda no custo de energia solar, eólica e das baterias de lítio em razão das economias de escala –  no caso das baterias, o preço dos pacotes caíram 24% no ano passado, e avanços tecnológicos previstos para os próximos anos, favorecendo o crescimento de mercado desse setor.

O fato de a economia mundial estar em expansão, elevando os preços do petróleo e do carvão, gerou mais competitividade das energias renováveis. No ano passado, foram atingidos novos recordes das tarifas em leilões de energia renovável ao redor do mundo, mostrado no valor de US$18,60 por MWh para energia eólica onshore no México.

Outro ponto em questão é que a confiança dos investidores vem sendo ganhada gradativamente. Um estudo feito pelo WilderHill New Energy Global Innovation Index (NEX), que acompanha o desempenho de aproximadamente 100 ações de organizações de energia e transporte do mundo todo, expôs um aumento de 28% entre o final de 2016 e o dia 11 de janeiro deste ano. Porém, ainda existe a preocupação com certos riscos envolvendo fatores políticos que podem impactar na transição energética, como a uma colisão entre o presidente Donald Trump e Robert Mueller, um erro de cálculo na Península Coreana ou questões militares entre Irã e Arábia Saudita e também o risco convencional de mercado.

A Bloomberg analisou o desenvolvimento da transição em energia e transporte e listou suas ‘‘10 previsões para 2018”. Se interessou? Acesse aqui a matéria completa!

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável