Destaque

O potencial da Bioeletricidade em pauta durante evento para geradores de energia a biomassa

Por Comerc Energia 16/03/2020

Compartilhar

O potencial da Bioeletricidade em pauta durante evento para geradores de energia a biomassa

Por Comerc Energia 16/03/2020

Comerc e Newcom participaram da Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol 2020/21, evento organizado pela Datagro. Evento destacou o potencial da bioeletricidade na matriz energética brasileira.

A Abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol 2020/21, organizada pela Datagro, trouxe diversos temas em discussões, entre eles o potencial da bioeletricidade na matriz energética brasileira.

O evento aconteceu no último dia 11 de março, em Ribeirão Preto (SP) e reuniu líderes de usinas, produtores e fornecedores de cana-de-açúcar. A Comerc e a Newcom Energia, comercializadora do Grupo Comerc Energia, foram patrocinadoras Máster desse encontro.

O sócio-diretor da Newcom, Daniel Camposilvan, participou do Painel “Bioeletricidade: potencial ainda a ser explorado na matriz energética” e apresentou o cenário otimista de usinas de biomassa frente à modernização do setor elétrico e a ampliação do mercado livre de energia.

Daniel Camposilvan, da Newcom Energia, durante painel sobre bioeletricidade

Moderado gerente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA), Zilmar Souza, o painel também abordou o enorme potencial dessa fonte de energia no Brasil.

Apesar de ser uma fonte sazonal – que depende de safras, previsão do tempo e outros fatores-, a biomassa é intermitente, característica das outras fontes limpas como eólica (gera energia no período noturno) e solar (gera energia apenas durante o dia).

Gerada a partir do bagaço da cana de açúcar, a biomassa pode ser gerada a qualquer hora do dia e complementa outras fontes de energia. Em 2019, 80% da bioeletricidade foi usada em momentos de bandeira vermelha ou amarela.

Com isso, o gerador de biomassa tem um cenário favorável com as próximas mudanças previstas no setor elétrico, com o PLD horário. Segundo Daniel Camposilvan, essa característica valoriza a fonte que pode ser usada a qualquer hora do dia, inclusive em horários de pico do consumo.

Além disso, é uma fonte limpa e evita a emissão de CO2 para a atmosfera e tem uma característica que também a diferencia das outras usinas: estão localizadas próximas aos centros de consumo e, portanto, não exigem muito investimento em transmissão e reduzem as perdas elétricas que acontecem naturalmente no caminho da geração até a distribuição (consumo).

0 Comentários