Destaque

Com Covid-19, empresas focam em controle e redução de custos

Por Comerc Energia 23/03/2020

Compartilhar

Com Covid-19, empresas focam em controle e redução de custos

Por Comerc Energia 23/03/2020

Momento de desaceleração pede prudência e controle para recuperação

Estamos vivendo um momento de grande apreensão no Brasil e no mundo. As medidas preventivas contra a propagação ainda maior do covid-19, conhecido como Coronavírus, estão impactando todos os setores no país e as consequências ainda são desconhecidas.

Indústrias e comércios fechados para evitar o maior contágio da doença, pessoas ficando em casa e consumindo menos, quedas consecutivas na bolsa de valores. Como isso impactará a economia brasileira?

Não sabemos ao certo todos os impactos que teremos, mas já é visível a redução de atividades no Brasil, e um desses indicadores é a redução no consumo de energia.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulga diariamente a carga do país (consumo de energia + perdas do sistema elétrico). Para termos uma ideia de como a paralisação do país pode ser impactante: no dia 16 de março, a carga era de 73 GW e uma semana depois, no dia 23 de março, somamos a carga de 64GW.

O ONS atualiza esses dados diariamente pelo site.

O momento exige controle e parcerias

Em entrevista ao Comercast, nosso canal de podcasts, nosso vice-presidente, Marcelo Ávila, comentou que o momento pós-Coronavírus de cada empresa dependerá de como ela está reagindo agora.

“A empresa que controlar seus custos, reduzir adequadamente sua produção e ajustar o que é necessário sairá mais fortalecida desse momento”, comentou Ávila.

Como reduzir custos sem afetar seu negócio

Para uma recuperação ainda mais rápida, pode ser o momento de empresas estudarem seus custos e como reduzi-los sem impactar seus resultados.

Em médias e pequenas empresas, energia elétrica pode ser o segundo maior custo. Ainda mais no 6º país com energia mais cara, como é o caso do Brasil.

Por isso, apresentamos abaixo, algumas soluções para reduzir custos com energia elétrica, que podem ajudar a economia e sem impactar nos resultados:

  1. Mercado Livre de Energia: ao escolher e negociar livremente a contratação de energia, é possível reduzir até 30% desse custo, além de ter previsibilidade orçamentária.
  2. Eficiência Energética: com projetos de eficiência energética, é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica sem impactar a sua produção.
  3. Autoprodução e Geração Distribuída: em muitas empresas, produzir a própria energia pode ser mais vantajoso do que contratar de outros geradores e até da distribuidora.

Essas são algumas das diversas opções que um consumidor pode ter para reduzir seus custos com energia elétrica. Aqui, na Comerc, nós temos equipes e soluções para todas elas. Caso você tenha alguma dúvida e queira entender mais sobre cada uma, entre em contato com a gente.

0 Comentários