Comerc já emitiu mais de 5 mil Certificados de Energia Renovável

Até 2018, nossos clientes deixaram de emitir mais de 3,5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera com o uso de energia limpa

Desde 2011, a Comerc, em parceria com a Consultoria Sinerconsult, emite o Certificado de Energia Renovável para todos os clientes que estão no mercado livre de energia e consomem energia de fontes renováveis.

O certificado quantifica a redução da emissão de gases de efeito estufa e quanto isso representa em número de árvores. Só em 2018, nossos clientes deixaram de emitir cerca de 670 mil toneladas de CO2, o equivalente a mais de 4,6 milhões de árvores.

Até o ano passado, emitimos mais de 5.000 certificados de energia renovável e nossos clientes entendem a importância dessa certificação que atesta o compromisso com o meio ambiente. A Hidrofiltros, por exemplo, colocou o selo do certificado nas suas embalagens por enxergar a questão ambiental como estratégica para os negócios.

Um critério para migrar para o mercado livre de energia é uma demanda contratada (demanda de energia no pico máximo de consumo) a partir de 500 kW.

Aqueles com demanda contratada entre 500 kW e 2.999 kW devem exclusivamente consumidor energia limpa, os quais chamamos de consumidores especiais. A partir de 3.000 kW de demanda, temos os consumidores livres, que podem optar por qualquer fonte de energia (renovável ou convencional).

Ao optar pela energia limpa, o consumidor incentiva o investimento em novos empreendimentos de fonte renovável. Em maio deste ano, mais de 1.600 sob gestão da Comerc consumiram energia renovável.

No nosso histórico, de 2009 a 2018, nossos clientes deixaram de emitir mais de 3,5 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a mais de 24,5 milhões de árvores.

Fonte: Comerc Energia

 

A metodologia do Certificado de Energia Renovável

A metodologia foi desenvolvida em parceria com a Sinerconsult e se baseia em diversos estudos e fontes oficiais.

Primeiro, extraímos os dados de consumo de energia renovável de cada cliente registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

E, a partir deles, são aplicados os princípios do GHG Protocol, uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), para quantificarmos a emissão de GEE evitada e o número de árvores equivalente. Este cálculo utiliza os mesmos parâmetros do Projeto Reflorestamento como Fonte Renovável de Suprimento de Madeira para Uso Industrial no Brasil, aprovado pela Autoridade Nacional Designada Brasileira, sob o número 228/2008, que diz que uma tonelada de CO2 equivale a sete árvores em um reflorestamento no padrão do projeto citado.

Sendo assim, o método tem como base os princípios do WRI (World Resources Institute) e os procedimentos do GHG Protocol Corporate Standard da “The Greenhouse Gas Protocol Initiative” que, utilizados desde 2001, são aceitos e adotados por empresas, ONGs (Organizações não-Governamentais) e governos de todo o mundo no levantamento de emissões de gases de efeito estufa.

Certificado de Eficiência Energética

Além do Certificado de Energia Renovável, a Comerc também emite um certificado para os clientes da Comerc ESCO que realizaram projetos de eficiência energética.

A primeira certificação foi para a Faber-Castell, que substituiu mais de 4.700 lâmpadas e reduziu 62% do consumo de energia nos sistemas de iluminação.

 

3 thoughts on “Comerc já emitiu mais de 5 mil Certificados de Energia Renovável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *