#10YearsChallenge do futuro da energia

O último Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) divulgado mostra as perspectivas para o futuro da energia no país e quais são as tendências do mercado

No início do ano, nossas redes sociais foram invadidas com o desafio dos 10 anos em relação ao presente e ao futuro, o #10YearsChallenge. Nossa proposta agora é fazer uma análise diferente: observar o futuro da energia, como está o setor elétrico nos dias de hoje e quais são as expectativas para os próximos anos.

Para essa matéria, usamos como base uma análise feita pela MegaWhat, a empresa de inteligência em energia da Comerc Energia que será lançada no mercado ainda em 2019.

O que é o Plano Decenal de Expansão de Energia?

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) é um documento elaborado anualmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que tem como principal objetivo mostrar as perspectivas para a próxima década do setor elétrico.

O último PDE divulgado é o de 2027, que foi divulgado em 2018, e a sua principal mensagem é a diversificação de fontes limpas e mais competitividade no setor com privatizações.

Sabemos que ele não determina exatamente o que vai acontecer, mas ele mostra quais são os possíveis caminhos que o mercado deve seguir de acordo com as políticas e medidas atuais.

Como será o consumo e de energia no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 2,8% ao ano até 2027. Consequentemente, o consumo de energia elétrica também crescerá e deve ser ainda mais acelerado do que a economia. A taxa média é de 3,6% ao ano.

As perdas de energia devem seguir o mesmo ritmo por 5 anos (até 2022). Hoje, a média de perdas na rede elétrica é de 19,5% devido à falta de investimentos para minimizar esse problema. Mas, de 2022 a 2027, esse índice pode ter uma discreta redução, atingindo 18,6%.

Confira abaixo a previsão de consumo de energia elétrico para cada submercado:

Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE)/ Estudo: MegaWhat

Com a expectativa de aumento do consumo, os órgãos reguladores do mercado de energia precisam se antecipar e programar o aumento da oferta de energia elétrica, considerando o crescimento de 3,6% ao ano.

Com todos os cálculos e estudos realizados, chegou-se à conclusão de que, entre 2022 e 2027, devem ser investidos R$ 156 bilhões para expansão de oferta e para suprir a demanda de energia do país.

Para essa expansão, é preciso investir em infraestrutura e uma das soluções para isso são os leilões de energia. Entenda um pouco mais sobre leilões de energia aqui.

Considerando as perspectivas para o Brasil, o Sistema Integrado Nacional (SIN) deve ter 216 GW de potência instalada até 2027.

A Rede Básica de transmissão deve aumentar. Em 2017, o sistema de transmissão tinha 141.576 km de extensão e espera-se que, em 2027, esse número cresça para 196.816 km do Sistema Interligado Nacional.

Serão, no total, mais 55 mil km de linhas de transmissão, resultados de mais de R$ 100 bilhões de investimento.

Baterias para armazenamento de energia entram no sistema elétrico

Uma nova tendência para os próximos anos é a presença de tecnologias de armazenamento de energia. A partir de 2022, essa passa a ser uma alternativa para o incremento da potência instalada no SIN e a previsão é de 13,1 GW em 2027.

Leia também: Comerc Energia se une à MicroPower para oferecer serviço de armazenamento de energia elétrica em baterias no Brasil

Fonte: EPE | Estudo: MegaWhat

 

O futuro da Eficiência Energética

A eficiência energética é quando tornamos o nosso consumo de energia mais eficiente. Até 2027, espera-se que o Brasil deixe de consumir 41 TWh com eficiência energética. O que mostra um grande avanço nessa área do setor, uma vez que, em 2018, esse número atingiu apenas 3 TWh.

Entenda mais sobre eficiência energética aqui.

Para se ter ideia da grandeza desse dado. 41TWh é o equivalente a parte brasileira da Hidrelétrica Itaipu e uma Hidrelétrica Xingó.

#10YearsChallenge do futuro da energia

Essa análise mostra como as fontes renováveis estarão cada vez mais presentes na matriz energética do Brasil e serão essenciais para atender o crescimento da demanda de energia no país. Soluções de energia solar, eólica e tecnologias para armazenamento serão mais presentes e a geração distribuída deve ser mais expressiva e pode mudar a dinâmica de geração de energia.

Será uma década de inovações no setor elétrico brasileiro que, até então, foi baseado em geração de energia com grandes empreendimentos como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o que mostra um novo cenário e tendências para o mercado.

Estudo realizado pela MegaWhat, empresa de Inteligência em energia da Comerc Energia que será lançada no mercado ainda em 2019.

30 thoughts on “#10YearsChallenge do futuro da energia

  1. The goal during the initial 3 blind levels is only to
    survive, as you’re going to be in a position to outsmart players as the tournament progresses when players started
    to bet less. There are lots of sports enthusiasts and athletes who’d benefit from having the greatest waterproof mp3 player.
    A lot of individuals are visiting Shanghai as a consequence of the excellent technological advances that the place has achieved inside a couple of years as
    well as the fascinating sights and sounds within the
    city. https://www.Itusa.tennis/domino_qq1502

  2. What i don’t realize is in fact how you are no longer actually much more smartly-liked than you may be right now.
    You are so intelligent. You already know thus significantly wjth regards too this topic, produced me in my opinion imagine it
    from so many various angles. Its like women and men don’t seem to be interested unless it is one thing to accomplish with Ladyy gaga!
    Your persoonal stuffs outstanding. At all times care foor it up! http://sainthubertlodge.net/__media__/js/netsoltrademark.php?d=918.network%2Fcasino-games%2F72-918kiss-scr888

  3. You actually make it appear so easy with your presentation but
    I find this matter to be really something that I believe I’d never understand.
    It kind of feels too complex and extremely wide for me.

    I am having a look ahead on your next submit, I will attempt to get the cling of
    it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *