Comerc Energia se une à Micropower para oferecer serviço de armazenamento de energia elétrica em baterias no Brasil

Micropower-Comerc traz ao País o conceito de bSaaS, que oferece armazenamento de energia elétrica em baterias sem a necessidade de investimento pelo cliente

A Comerc e a Micropower Energy, fundada pelo ex-vice-Presidente da Tesla Energy, Marco Krapels, anunciaram, no dia 11 de dezembro, uma parceria para atuar no serviço de armazenamento de energia elétrica em baterias. A Micropower-Comerc atuará no segmento de bSaaS, do termo inglês, battery-Storage-as-a-Service, um serviço revolucionário de armazenamento de energia em baterias sem a necessidade de qualquer investimento pelo cliente.

“Nosso objetivo, com a Micropower-Comerc, é oferecer energia limpa, confiável e mais barata aos nossos clientes, atendendo a uma necessidade nacional da população brasileira. Por meio de nosso software proprietário, a bateria é recarregada em momentos em que a energia está mais barata e descarregada em horários de pico, em que os preços seriam mais caros”, afirma o CEO da companhia, Marco Krapels.

Além disso, Krapels explica que os serviços da Micropower-Comerc melhoram a qualidade do fornecimento de energia, uma vez que o País tem, hoje, um dos maiores índices de queda de energia no mundo. “Esse já é um mercado multibilionário nos Estados Unidos e estamos trazendo agora para o Brasil”, afirma.

Confira os benefícios que as soluções da Micropower-Comerc geram aos clientes:

  • Geração na Ponta: o cliente pode consumir energia das baterias nos horários de ponta, reduzindo o consumo no momento em que a energia é mais cara e se recarregando quando for mais barata (fora ponta);
  • Estabilização de demanda: a energia das baterias serve de suprimento adicional em momentos críticos, quando a demanda for ultrapassar a oferta de energia – um cenário crítico para as empresas;
  • Back up: Em eventos de queda de energia, a bateria assume o fornecimento de energia de forma imediata, sendo menos poluente que o diesel e com resposta muito mais rápida.

As vantagens do armazenamento em bateria não se limitam à realidade do cliente, mas beneficiam também todo ecossistema de energia elétrica. “Ao se investir no conceito bSaaS, é possível reduzir a emissão de CO2 nos horários de pico, minimizar os casos de queda de tensão ou falta de energia e até mesmo postergar investimentos na infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica”, explica Krapels.

Modelo de negócio

A vantagem em investir na solução de armazenamento de energia elétrica em baterias da Micropower-Comerc começa logo no momento de fechar o negócio. O cliente não precisa investir nada na instalação e aquisição dos equipamentos. O pagamento pelo serviço prestado será feito por meio da economia gerada pelas baterias.

“Trabalhamos com um fluxo de receita baseado no conceito ganha-ganha. Não cobramos nada para viabilizar as baterias e instalá-las nas unidades de nossos clientes e rentabilizamos nosso negócio ao receber um percentual do valor que o cliente deixou de gastar com energia”, conta o diretor da Comerc ESCO e da MicroPower-Comerc, Marcel Haratz.

Sustentabilidade

O benefício do uso de baterias também impacta diretamente o meio ambiente. Atualmente, o Brasil utiliza mais de 4 bilhões de litros de diesel e derivados de petróleo para gerar eletricidade. Além disso, aproximadamente 25% da energia que suporta a economia brasileira em horários de pico são oriundas da queima de usinas termoelétricas que emitem gás carbônico.

“No caso de back ups, por exemplo, o uso de baterias é mais indicado não somente por viabilizar o consumo de energia limpa, mas também por ser muito mais rápido. Uma bateria leva somente 9 milissegundos para funcionar em caso de quedas de energia, enquanto um gerador a diesel pode demorar de 30 a 90 segundos”, explica Haratz