Mercado de energia foi tema de evento do setor de açúcar e bioetanol

Comerc apresenta cenários e tendências do setor elétrico brasileiro em evento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar

No dia 4 de outubro, a Comerc Energia participou da última edição do Programa “Cenários de demanda e oferta do setor elétrico brasileiro”, criado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com apoio da COGEN, ABINEE, ABIOGÁS e ABRACEEL.

Esse mês, o destaque foi a palestra da Juliana Chade, nossa gerente de Pesquisas e Estudos de Mercado. Ela falou sobre preço horário, redefinição dos patamares de carga, informações de mercado e cenário político.

Segundo dados da UNICA, o Sistema Interligado Nacional (SIN) teve 20.488 GWh de energia gerada por fontes de biomassa de janeiro a setembro deste ano. Esse montante representa um aumento de 9% com relação ao mesmo período do ano passado.

Este aumento é importante, explica Juliana Chade, uma vez que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste não estão otimistas, sendo necessário usar outras fontes para atender o consumo de energia.

Em sua apresentação, a nossa gerente também falou sobre as tendências do setor elétrico brasileiro (preços, matriz energética, nível de reservatórios, previsão de vazão nos rios), além dos cenários que teremos com os novos patamares de carga no ano que vem e preços horários em 2020.