O que é ágio e deságio?

Entenda esses conceitos que aparecem na venda de energia no mercado livre durante o período de curto prazo

Um consumidor livre precisa estar atento a diversos detalhes para fazer bons negócios e reduzir seus custos com energia elétrica. Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, esse consumidor deve informar periodicamente à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) seus contratos de energia, mas muitas vezes, o consumo pode ser diferente desse número registrado inicialmente.

Quando isso acontece, o consumidor tem duas opções: ele pode liquidar essa diferença de consumo diretamente na CCEE ou ele pode optar por vender ou comprar energia. Essa decisão costuma ser feita e concretizada durante o período de curto prazo (do 1o ao 8o dia útil de cada mês).

Ao optar por liquidar na Câmara, o consumidor pagará a diferença do consumo de energia de acordo com o PLD médio (Preço de Liquidação das Diferenças) do mês anterior e estará sujeito a uma penalidade.

Mas se o consumidor escolher negociar essa energia no mercado de curto prazo, ele pode encontrar diferentes preços, uma vez que a energia pode ser ofertada com ágio ou deságio.

Para entender o que significa ágio e deságio, fizemos um vídeo da série Comerc Explica com mais detalhes sobre esse processo na compra e venda de energia. Clique na imagem abaixo e confira!