Energia solar teve queda de 50% no custo de instalação de equipamentos

Redução de preço tende a continuar nos próximos anos

Com os investimentos em geração de energia, considerando tanto de usinas de grande porte, quanto mini e micro usinas implementadas pelos próprios consumidores, o custo dos equipamentos de energia solar apresentam uma redução expressiva.

Segundo o presidente da Comerc Energia, Cristopher Vlavianos o custo de instalação desses equipamentos sofreu uma queda de cerca de 50% nos últimos dois anos e, tende a continuar caindo, embora não nesse mesmo ritmo, devido ao aumento da escala de geração no Brasil e no mundo nos próximos anos.

Evolução da capacidade instalada no mundo

Gráfico mostrando a redução de custo de instalação ao redor do mundo
Fonte: ABSOLAR | Nota: IEA PVPS = International Energy Agency Photovoltaic Power Systems

 

Conforme os gráficos acima, o custo da geração solar caiu em todas as principais economias mundiais, especialmente, pela diminuição do custo de sua instalação.

Quais as vantagens da geração solar?

Atualmente, o nosso horário de pico de consumo regulado é compreendido normalmente entre 18h e 21h, porém, conforme mostramos no gráfico abaixo, no período de 12h e 16h ocorre um deslocamento do horário de ponta, ou seja, há um aumento da carga elétrica devido, principalmente, ao uso de cargas de ar condicionado em todas as classes de consumo.

Como o pico de geração de energia solar coincide com esse novo horário de ponta entre 12h e 16h, conseguimos aproveitar ao máximo o potencial da energia quando há mais demanda, auxiliando a rede no período do dia onde mais necessita.

Com isso, é possível viabilizar um cenário de postergação dos investimentos em toda a cadeia de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e, consequentemente, evitar um aumento nas faturas de energia elétrica de todos os consumidores.

Se quiser saber mais sobre a viabilidade financeira de sistema de energia solar fotovoltaica para sua empresa, acesse o site: https://www.portalsolar.com.br/calculo-solar